Inscrições abertas para ações virtuais de cuidado do corpo e mente

20/01/2021 08:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

Os encontros serão realizados de forma virtual

Contribuir para o bem-estar individual e coletivo é o objetivo de "Vidas em Rede", ação promovida pela Universidade Livre, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com oferta de atividades virtuais de políticas públicas de cuidados para a população em encontros gratuitos, às sextas-feiras, das 8h às 9h, por meio da plataforma Google Meet.

Para participar, os interessados devem se inscrever, também gratuitamente, no link https://forms.gle/SvEBQDAuFE45PnQF9. O início dos encontros ocorrerá no dia 5 de fevereiro.

As ações online incluem Meditação em Movimento (Tai-Chi Chuan), Musicoterapia Gestáltica e Filosofias Orientais e Ocidentais. "São práticas que favorecem o cuidado de si, do próximo e da cidade. A ideia é proporcionar ambientes sensíveis em que pessoas de Macaé e de outras partes do município, do país e do mundo se encontrem para a construção do cuidado da mente e do corpo", disse o coordenador da Unilivre, professor Paulo de Tarso de Castro Peixoto, musicoterapeuta, mestre e doutor em Psicologia, pós-doutor em Filosofia e Pós-doutorando em Psicologia.

Segundo ele, a ação "Vidas em Rede" foi inspirada na metodologia da Heterogênese Urbana, tendo a participação do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com diálogos com o projeto de extensão Corpos em Rede, coordenado pela professora doutora Mônica Alvim.

Paulo de Tarso também informou que a implementação das atividades acontece em parceria interinstitucional com os Espaços de Convivência e do Núcleo Municipal do Programa de Saúde Mental de Macaé, do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) e dos Centros de Convivência do Estado do Rio de Janeiro.

Unilivre

A Universidade Livre (Unilivre) tem como missão o ensino através da realização de cursos gratuitos, de extensão, fóruns e seminários, a partir de uma dinâmica que busca diminuir a distância entre a universidade e as comunidades, os artistas, os trabalhadores, os servidores municipais, os jovens e idosos, bem como a valorização de todas as formas de expressão e manifestação multicultural.