Inscrições abertas para formação em Matemática

24/05/2017 10:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom - Ana Chaffin

Alunos são estimulados a aprender Matemática de forma criativa e permanente

Em comemoração ao mês nacional da Matemática, a rede municipal vai promover na próxima semana, de quarta-feira (31) a sexta-feira (2 de junho), uma formação continuada especial de Matemática, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). Na mesma data e local, o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática estará aberto à visitação.

A capacitação é direcionada a 70 professores que atuam com alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico cfcgmacae@gmail.com.

Macaé é o único município da região a receber o curso, que será conduzido pela coordenadora do Laboratório do Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Maria Kaleff.

Cada escola poderá cadastrar três professores no curso de 20 horas, organizado pelo Centro de Formação Carolina Garcia. Na quarta-feira (31), haverá a palestra “Para que um museu interativo no ensino de Matemática”, das 18h30 às 20h. A formação na quinta-feira (1°de junho) será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na sexta-feira (2 de junho), o curso será das 8h às 12h.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o curso é indicado a professores que desejam se atualizar e obter novos conhecimentos sobre o ensino de Matemática.

A doutora em Educação, Ana Kaleff vai destacar junto à visitação ao Museu Interativo de Educação Matemática temas como geometria, formas e medidas, sistema de numeração e proporcionalidade, além da introdução à álgebra.

O curso, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, acontece em apoio ao movimento do biênio da Matemática (2017-2018) e em comemoração ao Dia da Matemática, dia 6. “Esta será mais uma oportunidade dos educadores debaterem e terem acesso a possibilidades relacionadas ao uso de materiais didáticos de baixo custo. A proposta é enriquecer as práticas educacionais ligadas à disciplina de Matemática”, pontua o secretário, que é doutor em Matemática Aplicada.

O Instituto Federal Fluminense de Macaé (IFF) fica localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, Imboassica.