Inscrições abertas para Fórum de Educação em Ciências

17/11/2020 16:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Centro de Formação Carolina Garcia

Termina na próxima terça-feira (24) o prazo das inscrições para participar do Fórum Norte Fluminense de Educação em Ciências 2020, que será realizado no dia 30 deste mês e em primeiro de dezembro, das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) por este link.

O Fórum é anual e será realizado de forma remota este ano em plataforma do evento. É organizado pelos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) articulado com Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos públicos de educação básica da região. Em Macaé, a parceria é feita com a Prefeitura, através do Centro de Formação e a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Criado em 2019, o objetivo do Fórum é estabelecer um espaço de discussão, reflexão e problematização da Educação em Ciências na região. É dedicado aos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior, além de aos demais profissionais da Educação e também estudantes de curso Normal Médio, Licenciaturas e de outros cursos de graduação e pós-graduação interessados na área de Educação em Ciências.

A programação inclui palestras/mesas redondas; grupos de trabalhos; mostra de práticas educativas no Ensino de Ciências desenvolvidas na Região Norte-Fluminense; plenária em que se pretende reconhecer as ações de Ensino de Ciências desenvolvidas na região; agenda estratégica de proposta de ações e inovações em Educação em Ciências para 2021 para a região que contemple atividades integradas de ensino, contribua para a formação continuada dos professores; pesquisa e extensão e promova diálogos entre universidade, escola e comunidade.

No primeiro dia, haverá, entre outras atividades, mesa temática, às 14h, sobre “BNCC, Práticas Escolares e Formação de Professores” com palestras ministradas pelos professores doutores Sandra Lúcia Escovedo Selles (UFF) e Luiz Fernandes Dourado (UFG). A mediação será feita pela professora doutora Cremilda Barreto Couto (FeMASS/Fafima). No dia seguinte, a mesa temática debaterá “Educação em Ciências em Tempos de Pandemia e Infodemia”, com os professores doutores Juliana Dias Rovari Cordeiro (UFRJ) e Irlan Von Linsingen (UFSC). A mediação será com o professor doutor Bruno Monteiro (UFRJ). A programação completa está disponível no site do Centro de Formação