Inscrições abertas para Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências

23/11/2021 09:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

O objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores envolvendo atividades integradas de ensino

Estão abertas as inscrições para o III Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências – 2021. A programação vai acontecer nos dias 1 e 2 de dezembro através de plataforma especifica, das 9h às 16h. Os interessados podem se cadastrar até um dia antes do evento no link do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG) na plataforma Even3.

A programação é direcionada para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior, demais profissionais da educação, além de estudantes do Curso Normal Médio, licenciatura, graduação e pós-graduação, interessados na área de Educação em Ciências. O objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores envolvendo atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de promover diálogos entre universidade, escola e comunidade.

O evento contará com palestra, mostra de práticas educativas inovadoras no Ensino de Ciências desenvolvidas na região Norte-Fluminense, contemplando pesquisa, ensino e extensão e publicação de um livro, a partir da submissão e aprovação de resumos. Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma comissão para seleção dos participantes e serão priorizadas práticas, pesquisas e extensões universitárias realizadas na região e em educação em ciências. Vale lembrar que, nesta edição, os resumos aprovados serão publicados em nosso caderno de resumos do evento.

A abertura do Fórum contará com a presença da professora doutora Maria Assunção Folque (PhD Education, diretora da Licenciatura em Educação Básica, professora auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação), que vai destacar a temática “Aprender a profissão docente em cooperação: desafios de um processo isofórmico”. Neste ano, a mostra de trabalhos em Educação em Ciências foi planejada para ocorrer em três sessões com cerca de cinco trabalhos em cada, de modo a possibilitar discussões e interações entre os apresentadores e participantes.

O Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências é um evento anual organizado pelos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, junto ao Centro de Formação Professora Carolina Garcia - CFCG - da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica de Macaé, e em articulação com diversas instituições de Ensino Superior e órgãos públicos de educação básica do Norte-Fluminense. O Fórum foi criado em 2019 com o objetivo de estabelecer um espaço de discussão, reflexão e problematização da Educação em Ciências na região.

O evento é organizado pelo Nupem/UFRJ e Centro de Formação Carolina Garcia e Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica (Semaeb-Macaé).