Inscrições abertas para III Conferência Municipal de Educação

06/05/2015 16:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Conferência vai decidir o Plano Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para a III Conferência Municipal de Educação. A programação será realizada na quinta-feira (14) e na sexta-feira (15) no Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra), a partir das 8 horas. Os interessados podem se inscrever por meio do link www.wdamaso.com.br/fme até terça-feira (12).

A etapa organizada pelo Fórum Municipal de Educação (FME) não é apenas voltada para educadores. Poderão se inscrever na conferência, tanto representantes da sociedade civil organizada, que serão delegados, como estudantes e pessoas ligadas a setores como movimentos de afirmação de diversidade, articulações sociais em defesa da educação, movimentos sindicais e instituições religiosas.

Também poderão participar da programação, representantes do empresariado, confederações patronais e integrantes do sistema “S” como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Senat). Profissionais que atuam nos setores de Educação Básica, Educação Profissional, Educação Superior também participarão do encontro.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a conferência é de extrema importância para o município. "A Conferência vai decidir o Plano Municipal de Educação em consonância com o Plano Nacional do setor. O que for decidido na etapa municipal será direcionado ao Chefe do Executivo, que encaminhará para avaliação e aprovação da Câmara Municipal. O Plano é importante para definir as metas e ações dos próximos anos e garantir recursos federais para execução de programas em prol da educação de qualidade”, disse.

Eixos - A expectativa é receber cerca de 400 participantes. Eles poderão se inscrever em dez eixos temáticos, referentes às vinte metas do Plano Nacional de Educação. O cronograma de eixos temáticos consiste nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização, Ensino Médio e Educação Técnica de Nível Médio, Educação Especial, Educação Integral, Qualidade na Educação - Ideb e Inclusão das Minorias. A pauta também vai abranger os eixos Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Profissionalizante, Educação Superior e Qualificação de docentes, além de Valorização do Magistério, Gestão Democrática e Plano de Cargos e Salários.

Fórum - O Plano Municipal de Educação é um documento que deve orientar a área educacional do município durante o período de dez anos. Para que ele possa ser construído de forma representativa e democrática, uma das primeiras ações é a instituição do Fórum de Educação, que em Macaé, atua com a participação de titulares e representantes dos órgãos, além de entidades e grupos representativos relacionados à educação com o objetivo de efetivar a gestão democrática da educação para garantir esses espaços articulados de decisão.