Inscrições abertas para Oficina de Alfabetização Matemática

13/05/2019 11:04:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Curso presencial será na Cidade Universitária

A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para a Oficina de Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, professores orientadores e professores pedagógicos. As inscrições podem ser feitas pelo site do Centro de Formação Carolina Garcia: formacaomacae.wixsite.com/formacao.

Serão cinco encontros, sempre às quintas-feiras, das 13h às 17h, nos dias 23 e 30 de maio; 6, 13 e 27 de junho. A inscrição e o curso são gratuitos, a modalidade é presencial, com um total de 20 horas de duração, e será realizado na Cidade Universitária, sede do Centro de Formação.

A coordenadora do Centro de Formação, professora Regina Célia, destacou o objetivo da oficina: “Compartilhar saberes aprendidos durante uma caminhada de estudos e experiências através da produção de jogos de Matemática. Compreender a importância da manipulação de materiais estruturados e não estruturados para a construção da consciência numérica”.

Na prática, o curso visa a eficiência dos jogos para o desenvolvimento da consciência numérica das crianças típicas e neurotípicas. O programa é o seguinte: despertando o gosto pela Matemática; letramento matemático; os jogos como suporte para a construção da base matemática; a literatura como ponte para a Matemática; e construção de jogos matemáticos com material reciclável.

A ideia central é, já a partir do primeiro encontro, construir um jogo para ser usado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como outras sugestões de atividades lúdicas envolvendo a temática.

A oficina será ministrada pela professora Michelli Thomé Azeredo, graduada em Pedagogia; pós-graduada em Psicopedagogia; cursos Pró-Letramento de Linguagens; Pnaic de Linguagens e Matemática; e curso livre de Alfabetização pela UFRJ.

O Centro de Formação Carolina Garcia é vinculado à Secretaria Adjunta Municipal de Qualificação Profissional e do Ensino Médio e foi criado para oferecer aos profissionais da Educação cursos de curta duração. Todo o conteúdo oferecido tem a ver com a formação continuada para uma atuação multidisciplinar, sendo fundamental para transformar o processo ensino e aprendizagem a partir da qualificação de quem lida diretamente com os alunos no cotidiano escolar.

Todos os cursos oferecidos são ministrados por profissionais da própria rede municipal de Educação, convidados e parceiros de outras instituições. O cronograma de cada, sua duração, público-alvo e conteúdo programático também estão disponíveis no site do CFCG.

O contato também pode ser via e-mail: cfcgmacae@gmail.com. A Cidade Universitária, onde funciona o CFCG, está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.