Inscrições abertas para Olimpíada de Robótica

2019-04-08 13:39:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
meninos manuseando equipamentos de robotica
Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom
Podem participar alunos de 6 a 19 anos de escolas públicas e privadas

Estão abertas até o dia 17 de maio, as inscrições para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica-2019. Os interessados devem se inscrever pelo site obr.org.br/inscricoes ou na Rodovia Amaral Peixoto, Km 164 - Imboassica. A programação acontecerá dia 6 de julho, com entrada gratuita, no Instituto Federal Fluminense. Podem participar alunos de 6 a 19 anos de escolas públicas e privadas da região.

Macaé é reconhecida como um dos municípios que mais cresce no estado do Rio na área da robótica educacional. A atividade envolve 11 escolas municipais, integrando diretamente 3 mil estudantes.

Com o tema "Resgate de Vítima", a programação é organizada pela equipe do programa #Inovareaprender e terá apoio da Defesa Civil de Macaé. Os árbitros serão voluntários entre universitários das faculdades públicas que funcionam na Cidade Universitária e professores.

Durante a etapa regional, os alunos participarão de desafios com protótipos criados para soluções de resgate, tema da olimpíada deste ano. Durante a programação serão oferecidas palestras gratuitas sobre tecnologia e inovação no mesmo local. Na prova prática, cada equipe será responsável por robôs desenvolvidos para enfrentar sozinhos vários obstáculos em uma pista de competição, que receberá a avaliação criteriosa de uma comissão de árbitros. As equipes vencedoras serão as que melhor enfrentarem os desafios e obstáculos apresentados na arena.

As classificadas terão a oportunidade de participar da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá entre julho e setembro, com datas ainda a serem definidas pelo representante Estadual, em conjunto com os coordenadores de eventos locais e instituições-sede.

Já a etapa nacional será realizada no Rio Grande do Sul, de 22 a 26 de outubro. A novidade é que, neste ano letivo de 2019, serão 50 equipes classificadas em cada nível. As equipes campeãs nacionais de Nível 1 e Nível 2 do ano anterior também têm vaga garantida para esta fase. Durante a programação também serão promovidos outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

A realização dessa final conjunta é um estímulo aos jovens finalistas da OBR, que ficarão em contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil nesta área do conhecimento.

Busca

Acesso Rápido

Destaque