Inscrições abertas para pós-graduação da Uenf/UFRJ-Macaé

11/04/2019 14:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Aulas acontecerão na Cidade Universitária e no Laboratório de Meteorologia da Uenf

Estão abertas as inscrições para 30 vagas no curso público e gratuito de pós-graduação lato sensu “Clima, Água e Energia: uma Abordagem Técnica e Integrada”, em parceria entre o Laboratório de Meteorologia (Lamet) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril através do e-mail: uenf.lamet@gmail.com e os selecionados receberão mensagem de confirmação até a noite de 6 de maio próximo.

Podem se inscrever engenheiros e outros profissionais ligados às Ciências Ambientais e da Terra, oriundos do município de Macaé e da região. A matrícula será em 7 de maio, as aulas começam no dia 13, de segunda a sexta-feiras, das 18h às 22h, e vão até 4 de outubro deste ano. O curso terá duração de 360 horas de aulas distribuídas em 10 disciplinas e será ministrado de forma presencial, no Lamet/Uenf, no Bairro Imboassica, e no campus da UFRJ-Macaé que funciona na Cidade Universitária.

O objetivo, segundo os organizadores, é oferecer aos profissionais uma visão técnica e integrada sobre clima, água e energia, através de conhecimento teórico e prático e de ferramentas que possam capacitá-los para maior compreensão dos desafios cotidianos e auxiliá-los nas tomadas de decisão das questões relacionadas com essa temática.

O candidato deve solicitar, pelo e-mail informado, a ficha de inscrição e devolvê-la pelo mesmo canal preenchida e junto com os documentos exigidos: cópias da Carteira de Identidade (RG), do CPF, do diploma de curso de graduação ou certificado de colação de grau em curso de nível superior e o Curriculum Vitae.

As disciplinas do programa são: “Dinâmica da Atmosférica”; “Física da Atmosfera e da Radiação”; “Processamento de Dados e Análise Meteorológica”; “Métodos em Recursos Hídricos”; “Obras Hidráulicas”; “Gestão e Qualidade das Águas”; “Fontes de Geração de Energia”; “Economia da Energia e do Meio Ambiente”; e “Modelagem Computacional de Projetos de Geração Nexus: Água, Energia, Clima e Alimentos”.

Para a conclusão do curso os alunos matriculados terão de cumprir o requisito adicional de elaboração e defesa de monografia. Mais informação sobre a pós-graduação pelo telefone (21) 99257.1104.

A Uenf/Lenep está localizada à Rodovia Amaral Peixoto, Km 163 – Avenida Brenand, s/n, em Imboassica e a UFRJ/Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.