Inscrições para Fórum de Orientação Educacional vão até sexta-feira

02/10/2019 15:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto / Arquivo SECOM

Programação vai destacar questões emocionais que envolvem o estudante

Prosseguem até sexta-feira (4) as inscrições para o VII Fórum da Orientação Educacional 2019. O evento acontece na terça-feira (8), no auditório Claudio Ulpiano da Cidade Universitária, das 8h às 17h. Os interessados devem se inscrever através do link: https://forms.gle/9bmjhx264Ntm8VKe6. Com o tema "Aprender a ser: educação e emoções na contemporaneidade", a programação contará com debates e apresentações culturais das escola municipais Oscar Cordeiro e Aroeira, além do Instituto Federal Fluminense (IFF). A expectativa da coordenação é reunir cerca de 200 orientadores educacionais, pedagógicos, supervisores de ensino, gestores educacionais, alunos e comunidade escolar.

O objetivo do Fórum Orientação Educacional é destacar as questões emocionais que envolvem o estudante na sociedade e dentro do espaço escolar. A programação vai integrar participantes de Macaé e dos municípios de São João da Barra, Quissamã, Iguaba, São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Cabo Frio, Araruama, Rio das Ostras, Rio Bonito e Campos dos Goytacazes.

O Fórum também será marcado por palestras e mesas-redondas. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a programação já faz parte do calendário municipal. "Mais uma vez, os profissionais da educação se reúnem para tratar de abordagens que fazem diferença no contexto educacional. A finalidade da Secretaria de Educação é contribuir para a melhoria do processo de ensino", pontua.

Às 8h, haverá credenciamento e em seguida apresentação cultural do grupo de dança do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. A abertura oficial será às 8h40. Já às 9h haverá a palestra "Saúde mental na escola" com a psicóloga do Instituto Federal Fluminense, Emanuela Nunes.

A partir das 10h, vai acontecer a mesa-redonda "É preciso saber viver", que será mediada pelo grupo formado por Ana Paula Aramuni (mãe de aluno da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes), Isabel Porto (estudante do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro), Marcello Santos (psicólogo, musicoterapeuta e conselheiro regional de Psicologia) e Silviene Florentino (professora do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo). Ainda no turno da manhã, também haverá um espaço para perguntas.

Já no período da tarde, às 13h20, será apresentado o projeto "Me ajude a viver - prevenção e pósvenção do suicídio". A programação seguirá às 14h com a palestra "Harmonizando as emoções - comunidades musicais como estratégias para melhoria da qualidade de vida nas escolas". A temática será conduzida pelo professor Hélio Junior, que é mestre em Ensino de Práticas Musicais e coordenador de Políticas Estudantis de Arte e Cultura do campus IFF-Macaé.

No fórum, às 15h20, serão apresentados trabalhos colaborativos. São eles: "Como fazemos" dos professores do Colégio Municipal Botafogo; "Uso e produção de vídeos em sala de aula" com o professor de Geografia e pós-graduado em História da África, Honório de Assis Mattos Junior.

Já o assunto "Visualidades e autoaceitação: a educação como instrumento de valoração identitária" será apresentado pela doutoranda pela UFRRJ e professora de Educação Física, Joanna de Angelis Lima Roberto.

No encerramento, a partir das 16h20 será apresentado o vídeo "Orientação educacional de Macaé" e apresentação cultural do coral do Instituto Federal Fluminense- Macaé. A programação está sendo organizada pela equipe da Secretaria de Educação.