Inscrições para o Colégio de Aplicação começam amanhã

12/08/2019 11:02:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Estão sendo oferecidas 100 vagas para a 1ª série do Ensino Médio para o ano letivo de 2020

A Prefeitura de Macaé divulgou o edital nº 5/2019 do processo seletivo para o ano letivo 2020 do Colégio de Aplicação (CAp), já com a oferta ampliada para 100 vagas para a 1ª série do Ensino Médio. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (13) e poderão ser feitas até às 23h59 do dia 5 de setembro próximo, somente via Internet, no portal da prefeitura macae.rj.gov.br. A taxa é de R$ 20 e o boleto deve ser gerado no ato da inscrição, em nome do candidato, e ser pago até o dia 6 de setembro.

Oitenta por cento das vagas são destinadas a alunos que cursaram o 8º ano e estejam cursando o 9º ano, ambos na rede pública municipal de ensino de Macaé, ou tenham cursado os dois anos também na rede pública municipal de Macaé. Os 20% restantes são para os demais candidatos.

Todas as informações a respeito do concurso estão no edital (http://www.macae.rj.gov.br/midia/conteudo/arquivos/1565682980.pdf), divulgado sexta-feira (9), pela Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, que ampliou de 70 para 100 o total de vagas oferecidas. O CAp funciona em horário integral e é gratuito.

Para concorrer às vagas, os candidatos que, em 2019, tenham ou estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II e sejam aprovados sem dependência. Para efetuar a inscrição o candidato deve possuir CPF próprio e e-mail válido. A seleção consta de duas provas, sendo uma de múltipla escolha com 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática e uma de Redação que serão realizadas no dia 27 de outubro (domingo), das 9h às 13h, na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Conheça o CAp

Melhor escola pública municipal de Ensino Médio do Brasil, de acordo com o resultado do desempenho das escolas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado, em junho deste ano, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o colégio também ficou entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.

O resultado é o presente antecipado de 10 anos de fundação que o CAp fará em 2020 quando passará a funciona em nova sede, na Cidade Universitária, local da prova de seleção e onde estão sediadas Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, juntas, oferecem 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação em níveis de Mestrado e Doutorado. Atualmente, o CAp funciona à Alameda Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros.

O colégio lidera o ranking do Enem por vários anos seguidos e os resultados enchem de orgulho toda a equipe que tem, atualmente, 204 alunos de 1ª à 3ª séries do Ensino Médio e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. O colégio acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional e tem índice de cerca de 65% de aprovação de alunos em universidades públicas e privadas.