Inscrições para o Moradia Estudantil terminam dia 30

12/04/2019 10:41:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Os contemplados vão morar na Casa do Estudante, na Imbetiba

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos às vagas do projeto Moradia Estudantil Temporária 2019, da Prefeitura de Macaé. O prazo para encaminhamento da Carta de Interesse das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e presenciais, fixadas no município, é até o dia 30 de abril. O edital está disponível no portal da prefeitura.

As inscrições podem ser feitas nos dias úteis, de 8h ao meio-dia, na Secretaria Acadêmica de Ensino Superior, 3º andar, no prédio administrativo da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. Os contemplados vão morar na Casa do Estudante, no antigo Hotel Colonial, no bairro Imbetiba. Todos os quartos são suítes com camas, armário, frigobar e banheiro e há também uma cozinha coletiva com fogão industrial e geladeiras.

As inscrições serão via carta de interesse feita pelos diretores das IES, no efetivo exercício das suas funções, requerendo vagas para os discentes maiores de 18 anos, através do preenchimento de formulário próprio e anexando os documentos relacionados no edital.

A seleção dos discentes é de total responsabilidade das IES, de acordo com as diretrizes pré-estabelecidas no edital e seus critérios internos de seleção. A distribuição das vagas será feita com base na demanda enviada pela instituição, através da proporção percentual de alunos por instituição e sua relação direta com a distribuição, obedecendo ao mesmo percentual de participação no processo.

No dia 3 de maio será divulgado o resultado da seleção. De 6 a 8 de maio será o período de assinatura do Termo de Compromisso do Discente, bem como o Termo de Ciência e cumprimento irrestrito do Regimento Interno.

Moradia Estudantil

O projeto começou no segundo semestre do ano passado, desenvolvido pela Secretaria de Ensino Superior, através da Superintendência Acadêmica, tendo como parceiros a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF). Na primeira temporada foram beneficiados 48 estudantes.

O objetivo é oferecer condições de moradia aos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, maiores de idade, oriundos de cidades distantes de Macaé, bem como contribuir para a permanência dos estudantes nas universidades, promovendo um ambiente de convivência e estudo.