Jeem-2019 agita escolas

29/08/2019 15:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

O evento esportivo segue até sábado (31)

Prosseguem até sábado (31) os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem-2019). O Jeem desta quinta-feira (29) contou com partidas de voleibol no Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste). Na sexta-feira (30), o handebol será a modalidade de destaque, com jogos no Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola ( Barra). No sábado (31) haverá disputas de futsal no Colégio Municipal Elza Ibrahim e Polo Educacional Esportivo do Complexo da Ajuda. Participam do Jeem alunos de escolas da área central, bairros e região serrana, que foram divididos por idade, altura e peso.

Na quarta-feira (28), o Jeem-Atletismo, no Forte Marechal Hermes, foi marcado por provas como 60, 75 e 100 metros rasos, lançamento de pelotas, salto em distância, salto em altura, revezamento 4x100 e arremesso de peso. A programação contou com a equipe da Secretaria de Esportes, que atuou com arbitragem. A abertura oficial foi marcada pelo projeto "Viva Escola Viva".

Houve apresentações especiais da banda da Secretaria de Educação, Escolinha de Ginástica Artística Estrela de Aço, além da musicalidade da cantora Sandy Evellyn Bastos que, neste ano, se destacou no IV Festival Estudantil de Música. A abertura contou com as presenças das equipes das secretarias de Esporte e Educação, além do Secretário de Educação, Guto Garcia, superintendente de Educação Integrada, Janaína Azevedo e o tenente do Forte Marechal Hermes, Joel Gutemberg, que representou o comandante, coronel de artilharia, Geovani da Silva Campos.

Guto Garcia destacou a importância do esporte e anunciou a reforma de quatro quadras nas escolas municipais Paulo Freire (Lagomar), Olga Benário Prestes (São José do Barreto), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e Raul Veiga (Glicério). "Vamos investir na atividade física em todas as escolas, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Temos licitação para futuras obras em quadras de sete escolas municipais. Todos os Cieps também terão reforma de quadra, entre eles o Oscar Cordeiro e o Maringá. Aproveito para parabenizar o professor Hiller Franco e os alunos que se dedicam ao projeto de atletismo no Ciep Maringá", pontuou.

O juramento do atleta teve a participação de Thiago Resende Ornelas, estudante do 9º ano do Ciep Municipalizado Maringá, que lidera o ranking brasileiro na categoria sub-16, e acumula as melhores marcas do Brasil; 100 metros com barreiras (14 segundos e seis centésimos) e de 300 metros com barreiras (41 segundos e 93 centésimos). No último final de semana, ele ganhou a medalha de ouro nos 100 metros com barreira no Campeonato Estadual Sub-16, em Deodoro. Na programação, ele também faturou medalha de prata no revezamento 4x75.

Comprometimento e aprovação

Correr, saltar e se dedicar às provas. Essas foram algumas das características destacadas no Jeem- Atletismo. Entre as equipes participantes estavam as dos Colégio Engenho da Praia e Oscar Cordeiro (Aeroporto), que levaram cerca de 70 estudantes. Loren Luyza Santana, do 7º ano do Oscar Cordeiro, que participou de provas de revezamento, 60 metros e arremesso do peso. "Amo atletismo. Esta é a segunda vez que participo do Jeem", conta. Acompanhada pela equipe pra lá de animada, o atleta do Engenho da Praia, Gabriel Dias, do 9º ano, se comoveu no Forte. "Já ganhei medalhas no Jeem. Voltar aqui sempre é maravilhoso. Fico muito animado nas provas de salto em distância e revezamento", comenta o aluno do Colégio Municipal Engenho da Praia.

Do Ciep Municipalizado Maringá estavam o professor, Hiller Franco, e atletas pra lá de animados. Igor Gabriel Araújo, Yasmin de Souza e Maria Eduarda Viana são alguns deles. "Quem entra no projeto, respira e vive o atletismo. Pretendemos levar medalhas para nosso colégio e nos dedicar ainda mais", conta Yasmin que fez amizade com alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, como Orleane Silva.

A programação foi aprovada pelos diretores Janne Parente, do Colégio Municipal Raul Veiga Glicério, que ressaltou que programações como estas são fundamentais para a integração e desenvolvimento do aluno. "Estamos aguardando a inauguração da quadra que está sendo totalmente reformada. Neste segundo semestre teremos diversos eventos, como a Feira de Integração", lembra acompanhada pelos alunos representantes do colégio, Melqui Carvalho e Mikaellen Fagundes.

A Superintendente de Educação Integrada, Janaína Azevedo, destacou o evento é uma competição saudável, que ajuda a promover a integração. “O esporte é fundamental pois destaca habilidades como saltar e correr. A expectativa é que no próximo ano, o número de escolas envolvidas aumente no Jeem. Agradecemos o apoio do Forte Marechal Hermes e das secretarias de Esportes e Saúde", concluiu.


Fotos Relacionadas