Lagomar recebe ação de Combate ao Aedes

07/02/2020 16:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Objetivo é conscientizar a população, além de eliminar criadouros do mosquito

A Secretaria de Saúde prossegue com trabalho intenso de mobilização e combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira (7), equipes do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Estratégia Saúde da Família (ESF), programa Saúde na Escola (PSE) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram diversas ações no bairro Lagomar.

Na unidade da ESF, os usuários foram recebidos pelos agentes - os de combate a endemias e os comunitários de saúde-, que frisaram a importância de medidas para evitar que o mosquito se prolifere. Durante a espera, eles explicaram o ciclo de vida do inseto, por meio da demonstração de larvas e jogos pedagógicos.

A estudante Thaynah Pereira achou o trabalho de sala de espera fundamental. “Muitas pessoas não sabem como evitar a proliferação do mosquito e o perigo de contrair a dengue, a zika e a chikungunya, que podem levar à morte”, frisou, acrescentando que sua mãe já teve dengue e ficou vários dias impossibilitada de fazer coisas simples.

O pequeno Nykollas, de apenas três anos, ouviu as explicações e ficou atento olhando o vasilhame com a larva do Aedes.

A equipe também percorreu as ruas orientando a população, vistoriando os imóveis, fazendo o levantamento de reclamações para encaminhamento. A dona de casa, Rita de Cássia Araújo, recebeu os agentes e contou que faz a vistoria semanal em seu quintal. “Todo cuidado é pouco, pois esse bichinho é terrível e se cada um fizer a sua parte ficaremos livre do mosquito e de todas as doenças que ele transmite”.

O trabalho intersetorial da Prefeitura de Macaé segue até o dia 13 de fevereiro com mutirões nos bairros, tendo como o Dia D de mobilização, a próxima quarta-feira, dia 19, quando toda a população será convocada para que eliminem possíveis focos do inseto nas casas, escolas, prédios públicos, bares, restaurantes, entre outros.

Nos dias 11 e 12 será realizada palestra na Escola Municipal Paulo Freire, ainda no dia 12, na parte da tarde uma equipe estará no Lagomar, no Espaço Golfinho.

Orientações:

– Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo;

– Lave com escova e sabão as vasilhas de água e de comida dos animais pelo menos uma vez por semana;

– Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão;

– Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água;

– Trate a piscina com cloro;

– Guarde os pneus velhos sem água, em locais cobertos.


Fotos Relacionadas