Leituras em Família prossegue com o tema "Consumo Consciente"

21/05/2020 09:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Equipe da Videoconferência

A partir desta quinta-feira (21), o tema destacado será "Consumo Consciente"

O projeto "Leituras em Família", disponibilizado no blog www.educacaonaopara.com, tem sido uma oportunidade de auxiliar pais, responsáveis, educadores e alunos a lidarem com a realidade da pandemia e a suspensão das aulas, em função do coronavírus (Covid-19). Semanalmente são apresentados assuntos atuais com sugestões de livros, textos ou vídeos para realização de leitura interativa e dinâmica.

A partir desta quinta-feira (21), o tema destacado será "Consumo Consciente". Outra novidade é o vídeo com o médico pneumologista Gleison Guimarães, que destaca explicação conceitual e orientações sobre o combate ao Covid-19 (importância do higiene, questões de isolamento, sintomas e prevenção). Quem acessa a aba do projeto, também encontra a cartilha coronavírus com apresentação dos mitos e verdades sobre a doença, além do Quiz Covid, jogo para incentivar a prevenção entre os adolescentes.

Criado para contribuir com suporte aos pais, responsáveis, estudantes e professores, que estão em casa em virtude da pandemia, o projeto também disponibiliza orientações dos especialistas Joelson Rodrigues (psiquiatra) e Sônia Cavour (fonoaudióloga e terapeuta familiar). O objetivo é que a cada semana sejam abordados temas diferentes ligados a assuntos como "A importância da implantação de rotinas com foco para o período de isolamento", "Saúde é coisa de todos", "Leitura interativa", "Empatia", "Ansiedade", além de "Ética" , "Sustentabilidade" e "Prevenção do coronavírus".

Vídeos com conteúdos especiais

Assuntos como empatia, por exemplo, contam com apresentações de vídeo, poema e livro com reflexões, e dicas de atividades que ajudam a relaxar e diminuir o estresse, como dança e prática de yoga.

Para organização do projeto, a equipe da Coordenação de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica se reúne semanalmente em videoconferências. Segundo Larissa Rodrigues, coordenadora da equipe, todo material oferecido trata de temáticas específicas para que se possa discutir e elaborar reflexões sobre cada uma delas.

"Temos conteúdo atual, interativo e teórico, e alguns vídeos são gravados por profissionais ligados ao tema da semana. O objetivo é provocar possibilidades de interação e aprendizado para todos. Destacamos assuntos de interesse da família e alunos", observa.

Blog com novas atividades

O blog www.educacaonaopara.com segue, nesta terceira semana do mês, com nova grade de sugestões de atividades pedagógicas não presenciais para a garotada da Educação Infantil. Os atendidos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) também estão recebendo dicas de exercícios.

Já os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Programa de Correção de Fluxo Escolar e Pré-Vestibular Social contam com novos conteúdos pedagógicos preparados pelos professores da rede municipal, e organizados pelas equipes pedagógicas da Superintendência de Ensino Fundamental e Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM).

Os alunos também têm acesso a grupos de grupos de WhatsApp criados pelas escolas municipais para facilitar os estudos, tirar dúvidas e repassar orientações.