Levantamento mostra dados do coronavírus em Macaé

20/05/2020 12:44:00 - Jornalista: Alvaro Teles

Foto: Bruno Campos

O Centro de Triagem, que funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas

A Prefeitura de Macaé divulgou o Boletim Coronavírus nº6 - Covid-19 na última segunda-feira (dia 18 de maio). O documento traz informações a respeito da propagação do vírus no município. Há gráficos e dados especificando, por exemplo, o número de casos em cada bairro, por gênero, faixa etária e comorbidade, entre outros detalhes.

Os bairros com mais casos notificados de Covid-19 são Parque Aeroporto, Bairro da Glória, Lagomar e Riviera Fluminense. Mas quando é levada em consideração a taxa de incidência (cálculo entre o número de notificações e a população estimada do local), a ordem passa a ser a seguinte: Imboassica, Barreto, Lagoa e Bairro da Glória.

Dos casos confirmados de Covid-19 em Macaé, 55% são homens. Em praticamente todas as faixas etárias a quantidade de infectados do sexo masculino é maior. Só entre 40 a 49 anos a maioria são mulheres. A faixa com o maior número de casos é entre 30 a 39 anos. Em relação a óbitos, a maior parte (47%) foi em pessoas com 80 anos ou mais.

Tosse é o principal sintoma

Ainda de acordo com a pesquisa, os principais sintomas apresentados pelos pacientes, por ordem de identificação, foram: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, dispneia (falta de ar) e nível de saturação de oxigênio inferior a 95%.

Já as maiores comorbidades (doenças que predispõem ao desenvolvimento de outras) foram doença cardiovascular, diabetes, pneumopatia crônica (doença que afeta os pulmões), asma, imunodeficiência (incapacidade do sistema imunológico de estabelecer uma imunidade efetiva), doença renal crônica e doenças hematológicas (do sangue).

O Boletim foi baseado em informações do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC), que funciona em Macaé desde o dia 18 de março.

Ao menor sinal de sintoma, a recomendação é que o cidadão se dirija ao Centro de Triagem, que funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. Os telefones são 2796-1015 e 2796-1344.