Último balanço da Saúde aponta para avanços

29/08/2014 16:32:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ana Chaffin

Entre as prioridades da gestão municipal estão: reformar e ampliar as unidades básicas, necessidades diagnosticadas em 2013, e elevar o atual número de atendimentos

A reforma de unidades básicas; a reorganização da oferta de consultas clínicas e de especialidades; a Casa da Vacina; a efetivação de médicos concursados; as licitações para a compra de medicamentos básicos e especiais; a implantação da Central de Regulação de Leitos e a regularização do pagamento às instituições subvencionadas e aos prestadores de serviço credenciados foram alguns dos avanços elencados no último balanço de gestão de Secretaria de Saúde. Os gerentes de todos os setores da Secretaria se reuniram, na manhã desta sexta-feira (29), na sede, com o titular da pasta, Pedro Reis.

- Entre as prioridades da gestão municipal estão: reformar e ampliar as unidades básicas, necessidades diagnosticadas em 2013, e elevar o atual número de atendimentos. Estamos nos aproximando mais dos profissionais de saúde para alcançarmos esse objetivo. Contamos com uma equipe motivada, formada por técnicos, que está empenhada em cumprir a agenda positiva aprovada pelo prefeito Dr. Aluízio, disse Pedro Reis.

Neste mês, foram criadas a Gerência de Atenção Básica e também a Administrativa. A primeira, que abrange todas as estratégias do setor, atende a principal meta do governo municipal: tornar a saúde básica a porta de entrada do cidadão na Rede Municipal de Saúde. A ênfase será dada na Região Serrana do município. Médicos que prestaram o último concurso público vão ser convocados e lotados nos distritos de Córrego do Ouro, Frade, Trapiche e Glicério. Também os bairros Lagomar, Barra de Macaé e Praia Campista serão atendidos por esses profissionais. Já a nova Gerência Administrativa entregou reformado, neste período, o Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuanc), na Aroeira, e prepara, para setembro, a Casa da Vacina, situada na Antero Perlingeiro (antiga sede do Centro de Especialidades Odontológicas).

Outra novidade é a reorganização da oferta de especialidades. O Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos (Barracão) atenderá apenas às especialidades cirúrgicas; enquanto o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas abrigará as clínicas. Para isso, essa unidade está sendo reestruturada. O serviço de laboratório será transferido, assim como o de vacinação. A prevenção de doenças infectocontagiosas passará para a Casa da Vacina. Dessa forma, será possível a ampliação do atendimento em todas as especialidades clínicas no Jorge Caldas, incluindo pneumologia e cardiologia.

Além da Casa de Vacina, o setor de Epidemiologia em parceria com a Secretaria de Educação iniciou a imunização de alunos da rede municipal de até 11 meses e 29 dias de idade. Em oito dias de vacinação, 9 mil doses já foram aplicadas, atendendo a 41% das escolas da rede. Os diretores de escolas da rede privada que desejarem receber esse serviço devem agendá-lo na Vigilância em Saúde pelo telefone 2796-1870. Essa medida foi tomada de forma preventiva, porque o número de casos de meningites registrados neste ano, 13, não aponta epidemia, estando dentro do histórico estimado do município. Dois desses casos eram do tipo meningocócica. Um deles levou uma criança a óbito.

O balanço enfatizou ainda os pagamentos às entidades subvencionadas e aos prestadores de serviço e de locação feitos por meio do Fundo Municipal de Saúde. Todos estão em dia através de subvenções ou de repasses do SUS. Soma-se a esse trabalho do Fundo, o processo em andamento para a construção de seis novas Unidades Básicas de Saúde e a licitação para a contratação de equipes de manutenção. Já a Coordenadoria de Controle e Avaliação e Auditoria (0800) apresentou a implantação da Central de Regulação de Leitos, que busca o controle de leitos vagos nos prontos socorros para providenciar internações e transferências. Com isso, a espera nas unidades de emergência será reduzida. As equipes concluíram, na última semana, o treinamento e, na próxima, terá início a contagem de leitos. Também foi reativado, no último mês, o serviço de tratamento fora do município e do estado. A Coordenadoria ainda ampliou o seu horário de atendimento: das 8h às 17 horas, sem interrupção.



Os números da Saúde

Macaé contabiliza um dos maiores números de atendimentos da Região Norte Fluminense, especialmente nas dez unidades de emergência. Apenas o Pronto Socorro do Parque Aeroporto registra mensalmente 25 mil procedimentos diversos. Soma-se a isso a assistência a 90 mil habitantes pelas 26 unidades da Estratégia de Saúde da Família e pelas 04 equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. O Programa de Saúde Escolar atende a 9 mil alunos. O município conta com 31 equipes de Saúde Básica e 01 equipe de consultório de rua, para atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Somente no mês de agosto, foram realizadas 9.236 consultas especializadas, 12.343 consultas médicas em Unidades Básicas de Saúde e 27.142 visitas domiciliares.