Lugar de mulher é fazendo ciência

08/03/2021 12:01:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Arte

Projeto de alunas universitárias destaca o papel da mulher na área

Quando falamos em cientistas, quantas vezes pensamos e citamos alguma mulher? Em pleno 2021, a resposta a essa pergunta incomodou as universitárias Lanna Gabryelle Queiroz, 26 anos, e Thayná Alonso dos Santos, 25. E para trazer esse assunto à tona, as alunas do 7º período de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ) no instituto NUPEM, criaram o podcast “Ciência é coisa de mulherzinha” (que pode ser ouvido aqui), que foi publicado na página do ‘Manda Lá, Ciência’.

O podcast é fruto de um trabalho para a disciplina de Métodos em Ciências Biológicas, conduzido pelos professores Daniel Zandonadi e Américo Pastor. Em 8 minutos e 44 segundos, as meninas falam sobre a necessidade da pluralidade de gênero na ciência e fazem uma viagem ao passado, a um cenário onde apenas os homens faziam parte do grupo social que tinha condições de ter acesso ao conhecimento, moldando, dessa forma, o meio acadêmico.

A ideia das meninas é dar continuidade aos podcasts e, inclusive, durante o mês de março, lançar novas gravações onde vão abordar temas como a história do Dia Internacional da Mulher, entre outras. Eles poderão ser encontrados na página do Manda Lá, Ciência.

“A criação e continuação foram decisões nossas, mas o primeiro incentivo foi dos professores Américo e Daniel, ao enxergarem o potencial do material que produzimos, além do professor Américo nos convidar a publicá-lo no ‘Manda lá, Ciência’. O assunto do podcast surgiu de uma conversa entre amigas. A gente conversou sobre situações em comum da universidade e do ambiente acadêmico no geral, e o que chamou nossa atenção foi que percebemos que no conteúdo das aulas quase não existia exemplos de mulheres cientistas e também o fato de que, em 100 anos de UFRJ, só agora a gente tem a primeira mulher no comando da reitoria”, explicou Thayná, que, apesar da Biologia, tem se identificado com a área da educação e comunicação.

Lanna endossa as palavras da amiga e acrescenta que, nessa conversa, perceberam que essa falta de exemplos femininos no ambiente acadêmico se reproduzia também em outros lugares. “Dentro de casa, nas relações pessoais, no mercado de trabalho e também na vida de outras mulheres que a gente conhece. Então, pensamos em criar o podcast, questionando essas situações para trazer a visibilidade necessária que muitas não recebem durante sua vida inteira. E geralmente, têm o seu reconhecimento atribuído à outra pessoa que por muitas vezes são figuras masculinas”, pontua a universitária, que pretende seguir a carreira de bióloga.

Manda Lá, Ciência – Trata-se de um grupo formado por professores e alunos do NUPEM, com a missão de divulgar a produção científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com temas de destaque do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade. Para mais informações, basta acessar ao site: https://mandalaciencia.com.br.


Fotos Relacionadas