Macaé classificada para torneio nacional de robótica

06/05/2019 16:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Duas equipes conquistaram o primeiro lugar em categorias diferentes

As equipes das unidades municipais Paulo Freire (Lagomar) e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) conquistaram o primeiro lugar no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), realizado neste final de semana no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras. Eles subiram ao pódio por se destacarem respectivamente nas modalidades Viagem ao Centro da Terra e Resgate ao Plano. As equipes de Macaé disputaram com representantes de Campos, Cabo Frio, Rio das Ostras e Macaé. Eles conquistaram troféus e medalhas em uma das mais importantes competições do país.

Já a equipe do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) ficou na segunda colocação e Elza Ibrahim (Ajuda) em terceiro lugar, na modalidade Tração. Os integrantes da Escola Municipal Eda Moreira Daflon (Centro) ganharam a medalha de prata na Viagem ao Centro da Terra. Reconhecido como o segundo maior evento gratuito de robótica da América Latina, os torneios selecionam as melhores equipes de todo o país para fazer parte da etapa nacional, em novembro,em São Paulo.

De acordo com a responsável pela robótica em Macaé, a designer educacional Luemy Ávila, as competições incentivam a socialização entre as equipes e o compartilhamento de ideias. "O maior prêmio é o aprendizado. Esta edição será inesquecível, pois a equipe do #InovareAprender confeccionou as medalhas e troféus", destaca.

Ela lembra que o sucesso da robótica é significativo. "Ex-alunos da rede municipal que se dedicaram à robótica e que agora são universitários organizam as etapas e cuidam da estrutura e até arbitragem. Isso é muito positivo. Trabalhamos mais e mais por uma educação inovadora com tecnologia e afeto", observou Luemy.

Inscrições abertas para OBR

Terminam no dia 17 as inscrições para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica-2019. Os interessados devem se inscrever pelo endereço http://www.obr.org.br/inscricoes/. O local funciona na Rodovia Almirante Peixoto, Km 164 - Imboassica. A programação vai acontecer no dia 6 de julho, no Instituto Federal Fluminense, parceira do evento.

Podem participar alunos de 6 a 19 anos de escolas públicas e privadas da região.O evento será das 8h às 18h, com entrada gratuita. A programação é organizada pela equipe do programa #Inovareaprender e terá apoio da Defesa Civil de Macaé.

O tema será "Resgate de Vítima". Os árbitros serão voluntários entre universitários das faculdades públicas que funcionam na Cidade Universitária e professores. Durante a etapa regional, os alunos vão participar de desafios com protótipos criados para soluções de resgate, tema da olimpíada deste ano. A etapa nacional será realizada no Rio Grande do Sul de 22 a 26 de outubro.


Fotos Relacionadas