Macaé comemora Dia da Criança

10/10/2018 17:39:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Vinte crianças participam da apresentação no HPM

A Semana da Criança prossegue com programação até sexta-feira (12), quando haverá brincadeiras no Centro de Convivência dos Cavaleiros a partir das 9h. Pula-pula, recreação com o Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e apresentação do projeto Rir pra Não Chorar são algumas atividades, além de música e esporte.

Nesta quarta-feira (10), os 20 atendidos que estão internados nas pediatrias e no pronto atendimento do Hospital Público de Macaé receberam a visita do grupo Hospitalhaços do projeto Rir pra Não Chorar, que a cada quinze dias atua no local. As atividades fazem parte da Classe Hospitalar que funciona no HPM.

Os voluntários, que atuam em várias profissões, se caracterizaram de médicos-palhaços, cantaram, dançaram e contaram histórias. Nesta quinta-feira (11), haverá apresentação dos personagens Princesas da Disney no HPM.

A festa foi marcada por sorrisos e animação. Luciene Cordeiro fez questão de levar a filha Melissa Cordeiro, de três anos, para dançar e cantar com os palhaços. Melissa se recupera de infecção intestinal. "Gosto de brincar e estudar. Quando melhorar vou estar com meus amigos na escola", disse a aluna da Escola Municipal de Educação Infantil José Bruno de Azevedo.

O menino Jean Neves, que se recupera de pneumonia, se soltou na atividade. A mãe Lidiane Neves aprovou a ação em homenagem às crianças. "Meu filho não tem previsão de alta. Essa foi a oportunidade de nos distrair e até esquecer um pouco do problema de saúde e do clima do hospital", conta.

Classe Hospitalar - A Classe Hospitalar, uma sala de aula da Secretaria de Educação dentro do HPM, tem a proposta de dar continuidade aos estudos e melhorar a adaptação dos pacientes hospitalizados. O trabalho conta com trabalhos lúdicos e desenvolvimento de jogos pedagógicos. Na classe também são oferecidos suporte e acompanhamento pedagógico para os alunos, atrelados às atividades desenvolvidas nas escolas.

As ações são realizadas em duas salas dotadas de materiais, brinquedos pedagógicos e mesa para atividades de ensino-aprendizagem.

A Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, ressaltou que a rede municipal atende ao Conselho Nacional de Educação com um acolhimento diferenciado para crianças e pais, que mudam as rotinas e se separam dos familiares por conta de adoecimento.

Segundo a coordenadora da Classe Hospitalar, Lisiany Braga, esta foi a oportunidade de levar um pouco de esperança e brilho no olhar aos que estão nas pediatrias. "Este é um momento diferente para aqueles que estão passando por aflição e preocupação", conta.

Escolas municipais promovem oficinas e gincanas

Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil promovem até quinta-feira (11) dinâmicas, oficinas, gincanas e competições esportivas. Alunos na faixa de dois a cinco ano participam de passeios a pontos turísticos de Macaé, sessões de cinema, teatro, festa à fantasia, discotecas, banho de mangueira, brincadeiras, corridas, futebol de sabão e contação de histórias.

Recrear - Cerca de 60 escolas de Educação Infantil estão realizando o projeto Recrear. A proposta é valorizar o movimento do corpo junto aos alunos na faixa de dois a cinco anos com destaque para a importância do caráter recreativo e lúdico das atividades. Os alunos participam de gincanas, que dividem a turma em grupos.

De acordo com a Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, a Educação Infantil tem como foco as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI). "A rede municipal segue as interações e brincadeiras, além das experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos", comenta.


Fotos Relacionadas