Macaé é destaque internacional de robótica

01/07/2019 18:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Escola Natálio Salvador conquista medalha de bronze no torneio mundial de robótica

A equipe de robótica da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) conquistou medalha de bronze no International Tournament of Robots (ITR), realizado neste final de semana em São Luís, no Maranhão. Os representantes Serratec Wix faturaram a premiação mundial, uma das mais importantes da área de tecnologia. A equipe Sanadroid, do Colégio Municipal Sana, ficou em quatro lugar na categoria Resgate no Alto Risco.

A dupla da Escola Natálio Salvador Antunes, Marcos Vinicius Gomes de Oliveira e Ana Luisa Alves dos Santos, é conduzida pela professora Regina Junqueira e ganhou a terceira colocação na categoria Resgate no Plano. Os alunos retornaram com troféus nesta segunda-feira (1º) para Macaé.

A boa colocação da equipe assegura a participação em eventos internacionais. De acordo com a professora, a vitória é sinônimo de alegria, emoção e luta. "Estamos vivendo um sonho. Treinamos muito. Nos mobilizamos com muito empenho", ressaltou. No Maranhão, o governador do Estado, Flávio Dino, recebeu todas as equipes.

Os alunos da Serratec Wix se destacaram diante de 125 equipes representantes de estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco e do Peru. A participação dos representantes da região serrana foi conquistada com o primeiro lugar no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano letivo de 2018, em João Pessoa, na Paraíba. No ano passado, apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para essa etapa, em conjunto dos campeões do TJR das edições da Argentina e Uruguai.

O recebimento do prêmio da equipe Serratec Wix foi compartilhado com a Sanandroid. "Acreditamos que a robótica e a educação transformam os alunos. Fomos representar Macaé e, nada mais justo que os alunos do Sana estarem juntos no pódio conosco", contou a professora Regina. Já o diretor da Escola Natálio, Liomar Ouverney, afirmou que os alunos estão se preparando para outros torneios que serão iniciados neste final de semana. "Parabéns também ao Sana e ao diretor Sol pela quarta colocação", pontuou.

Trajetória de títulos e medalhas l

Com um currículo vasto, a Serratec Wix está acumulando títulos: medalha de ouro na etapa municipal da First Lego League (FLL); primeiro e terceiro lugares na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); primeira colocação na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) e destaque na fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em Uberlândia.

As aulas de robótica na Escola Natálio Salvador Antunes acontecem às segundas, terças e quartas, das 12h30 às 16h junto a 25 participantes. A programação, realizada nos horários divergentes aos de aula, atendem a comunidade e estudantes das escolas municipais Pedro Adami e Carolina Curvello Benjamin.

Torneio

A programação contou com desafios que envolvem as categorias resgate e viagem ao centro da Terra, além de resgate no plano, de alto risco, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra. Para chegar à etapa final, os alunos das equipes Sanandroid (Juliana Franco, Sofia Goes, Yuri Carmona e Gabriel Adans) e Serratec treinaram nas estações das escolas e no lab#InovareAprender, sob o comando de professores técnicos da rede municipal.


Fotos Relacionadas