Macaé inaugura mais uma escola de Educação Infantil

25/05/2019 13:07:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Nova unidade atenderá cerca de 250 crianças de dois a cinco anos

Com capacidade para atender cerca de 250 alunos, na faixa etária de dois a cinco anos, a Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Augusto Abreu Aguiar foi inaugurada neste sábado (25), com a presença de diversas autoridades e familiares do homenageado. A nova unidade, que funcionará em horário integral a partir do dia 3 de junho, universaliza o atendimento às crianças na faixa etária de dois anos, e será projeto piloto da abordagem Reggio Emilia, reconhecida por destacar o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, que é observada e atendida em sua individualidade.

O evento homenageou as contribuições do professor de história José Augusto, que atuou na rede pública e privada, falecido há quatro meses. O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, falou sobre a importância do espaço receber o nome do educador. “A cidade que ganha um presente ao homenagear um professor como José Augusto. Não existe outra transformação que não seja pela educação. Na Educação Infantil que construímos a base é o cidadão”, frisou o prefeito.

A nova unidade funcionará na Rua Francisco Portela, 91, Centro, antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente. O período de matrícula estará aberto na própria escola, a partir de segunda-feira (27), com documentos específicos do aluno. A escola será dotada de 12 salas de aula e espaços específicos para melhor atender ao segmento infantil (sala de leitura, ateliê, sala experimental, sala de vídeo e área de recreação). Além disso, o espaço também contará com banheiros adaptados, secretaria, espaço de educadores, sala de acolhimento aos responsáveis, sala de estudo e planejamento para professores, refeitório, cozinha para funcionários e área de serviço.

O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou que o professor José Augusto atuou no plano de cargos e salários dos profissionais da rede municipal de ensino, além de ter democratizado a educação macaense. “Todas as suas ações foram de respeito e comprometimento com a educação”, acrescentou Guto.

A família do homenageado, com as presenças da mulher Fátima Seixas Barbosa Abreu Aguiar, das filhas Carolina, Rachel e Fernanda Seixas Barbosa Abreu Aguiar, e dos irmãos Maria da Graça, Marcus Túlio e Andréa Abreu Aguiar, participou da cerimônia, que emocionou a todos. “Meu pai partiu precocemente, mas nunca abriu mão dos sonhos e nos deixou a melhor herança, a educação”, disse Carolina. As diretoras da nova unidade, Raquel Corrêa Moreira Simões e Maria Consuelo Nascimento Ribeiro foram homenageadas pela família.

A irmã Maria da Graça falou sobre a importância do professor José Augusto ter participado do processo de valorização da educação. “Em tempos tão difíceis para a educação e professores, com o fechamento de unidades e corte de verbas, ficamos agradecidos com a atuação de Macaé, que busca estar sempre abrindo portas. Lembrar que meu irmão faz parte dessa história é muito gratificante”, frisou.

A representante dos educadores de Macaé, Tânia Aguiar, destacou que o professor José Augusto valorizou os trabalhos realizados nos campos social, político e cultural. “Ele foi um ser humano que sempre fez acontecer. Além disso, contribuiu com o desenvolvimento crítico de cada aluno e de todos que conviveram ao seu redor”, pontuou.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Cardoso, o vereador Val Barbeiro e o deputado estadual Welberth Rezende.

Nova unidade

A unidade de educação infantil irá atender nas duas primeiras semanas em período de adaptação. Nos dias 3, 4 e 5 de junho, o horário de atendimento será das 7h30 às 9h30. Nos dias 6, 7, 10 e 11, das 7h30 às 10h30. Já nos dias 12,13 e 14 o atendimento será das 7h30 às 14h30. O horário diferenciado tem como proposta melhor acolher os alunos e contribuir com a convivência no espaço escolar.

O modelo educacional de Reggio Emilia começou a ganhar destaque mundial em 1991. Desde então, escolas da cidade italiana conquistaram a admiração de educadores. O diferencial do sistema é pensar nas crianças como indivíduos cheios de potencial e possibilidades para o futuro. Na abordagem Reggio Emilia, a organização de tempos e espaços é fundamental para acolher as crianças em uma escola. A Pedagogia destaca a criação de “laboratórios do fazer”, que combinam as tradicionais linguagens gráficas, de manipulação (modelos e maquetes), mas também as do corpo, ligadas ao movimento, as da comunicação verbal e não-verbal, além do pensamento lógico, científico e natural.

Homenageado

O professor José Augusto Abreu Aguiar nasceu em Campos dos Goytacazes, no dia 14 de abril de 1950. Aos 13 anos, se mudou para Macaé, dando continuidade à sua vida escolar. Ele se formou em História pela Faculdade de Filosofia de Campos e atuou como professor da rede estadual de ensino, dando aulas de História e Geografia na rede pública e privada. José Augusto foi o primeiro presidente da antiga Fundação Educacional de Macaé, em 1993. Foi subsecretário de Educação, entre 1993 e 1996, e Secretário Municipal de Educação em 2012. Atuou também como diretor da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Castelo). Estava até os dias atuais no Castelo, completando, aproximadamente 40 anos de trabalho na escola como professor de História e assessor pedagógico.

Recebeu a Medalha Darcy Ribeiro por suas grandiosas contribuições em prol da Educação do município de Macaé. Em 2017, recebeu o título de cidadão macaense. Ganhou também o diploma ao mérito pelos trabalhos voltados à criança e adolescente, pelo Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Criança e Adolescente no município de Macaé. Teve importância fundamental na Igreja Católica, sendo pioneiro na conscientização da juventude em 16 municípios, na década de 1970. Fundou a Unidade Diocesana. Na sua formação como educador, estão os cursos de Pós-Graduação Latu Sensu em nível de especialização em Educação Salesiana, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MT) e curso de Iniciação Teológica à distância, na PUC/Rio.