Macaé participa da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

18/10/2019 11:15:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Cartaz

Macaé receberá, de 21 a 30 de outubro, a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – Circuito Difusão, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e alcançar espectadores com perfis diversificados. E ainda, de consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, de forma a ampliar espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica.

O evento vem com a proposta de inclusão sociocultural pautada na contribuição com a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Solar dos Mellos e Cidade Universitária serão os pontos de exibição da mostra que traz para a cidade um longa-metragem e sete curtas.

Após cada uma delas haverá roda de conversa com a participação de convidados. A ideia é despertar na comunidade local o interesse em desenvolver e compartilhar o conteúdo inerente ao tema central do evento. “As temáticas dos filmes trazem abordagens que destacam situações de superação, lutas por direitos e políticas públicas que merecem um debate ampliado”, adianta o secretário municipal de Cultura, Thales Coutinho.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Sua execução se dá por meio de parcerias com instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal, além de organizações privadas e do terceiro setor.

Programação

Data: 21/10

Local: Solar dos Mellos

Horário: 14h

- Heróis (70 min)

Horário: 19h

- A rua é nóiz

- Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones

Roda de Conversa com os convidados: Dilma Negreiros e Vania Tolipan.

Data: 22/10

Local: Solar dos Mellos

Horário: 19h

- A bicicleta do vovô

- A câmera de João

Roda de Conversa com os convidados: Rômulo Campos e Marilea Moraes.

Data: 23/10

Local: Solar dos Mellos

Horário: 19h

- Nós

- A espera

Roda de Conversa com os convidados: Lívia Lobo e Cléo Souza.

Data: 30/10

Local: Cidade Universitária

Horário: 19h

- A rua é nóiz (14min)

- A bicicleta do vovô (22min)

Roda de Conversa com professores da UFRJ.