Macaé planeja desenvolvimento com inovação e pesquisa

06/10/2021 16:03:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Jaqueline Carvalho

A proposta é aproveitar as melhores práticas que a cidade universitária tem e que pode oferecer à cidade

As equipes técnicas da Prefeitura de Macaé e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé acompanharam o prefeito Welberth Rezende em visita, nesta terça-feira (5), no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão. O espaço é um ambiente de inovação que tem como objetivo promover a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas. A proposta foi perceber qual o ganho para o desenvolvimento econômico do município ao optar por esse tipo de ação na região.

“Estou surpreendido com tudo que eu vi e disposto a implementar um modelo semelhante na Cidade Universitária de Macaé. A proposta é aproveitar as melhores práticas que a unidade tem e que pode oferecer à cidade e ao desenvolvimento do município”, destacou o prefeito Welberth Rezende.

O Parque abriga centros de pesquisas de empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, além de pequenas e médias, startups, espaços para o desenvolvimento de empreendedorismo e integração e laboratórios da UFRJ. A ideia é gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

“Precisamos entender que a inovação passa por uma reforma de legislação e compreender melhor qual é a ação que acontece dentro da academia e que, de fato, leva à extensão. Queremos desenvolver ações concretas que tenham um papel fundamental dentro da sociedade, pois é isso que a pesquisa pode oferecer. Não é filosofar sobre uma ideia, é aplicação prática e que tenha um real impacto na vida das pessoas”, explicou a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.

A reitora da UFRJ, Denise Carvalho, pontuou a importância de receber Macaé e destacou os benefícios da parceria entre universidade e Poder Executivo. “É uma grande honra para nossa universidade receber o prefeito Welberth e toda equipe técnica da Prefeitura de Macaé. Nossa parceria está cada vez mais forte e, juntos, vamos alavancar ainda mais a economia da cidade, a ciência e tecnologia e toda área cultural. A parceria proporciona uma cidade mais desenvolvida", frisou Denise.

Participaram do encontro, a secretária adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes; a coordenadora do Observatório da Cidade, Sheila Abreu; o vice-diretor da UFRJ Campus Macaé, Carlos Eduardo Lopes; o vice-reitor da UFRJ Campus Rio, Carlos Frederico; o coordenador do Parque Tecnológico, Vicente Ferreira e a coordenadora da Agência de Inovação do Parque Tecnológico, Kelyane Silva.


Fotos Relacionadas