Macaé pronta para receber a 42ª Unidade Diocesana

19/08/2019 11:18:00 - Jornalista: Tiago Ferreira - equipe Comunicação Unidade Dioces

Foto: Flávia Borba

Evento acontece no dia 31 de agosto, no Centro de Convenções, e reúne 60 paróquias

Seis anos depois, Macaé volta a receber um dos maiores eventos da Diocese de Nova Friburgo. No dia 31 de agosto, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, são esperados mais de 8 mil fiéis para a 42ª Unidade Diocesana. Com o tema “Com nossos talentos construímos a unidade”, o objetivo do evento é o de unir, agregar e fortalecer o vínculo entre as 60 paróquias dos 19 municípios do território diocesano.

A última vez que Macaé sediou uma edição da Unidade Diocesana foi em 2013 e organizada pela Paróquia Santo Antônio. Desta vez, a anfitriã será a Paróquia São João Batista, conduzida pelo padre José Luiz Bustamante, que está há 29 anos à frente de sua comunidade. Na Santa Missa de encerramento do evento, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, o pároco receberá uma homenagem especial, com o título de Monsenhor, designação eclesiástica de honra conferida pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia.

Realizada anualmente no último sábado do mês de agosto, a Unidade Diocesana é um momento de integração, comunhão, partilha, formação, descontração, espiritualidade e oração entre os participantes. A programação deste ano inclui palestras, workshops e shows católicos para os peregrinos, com destaque para a cantora e pregadora Zezé Luz, do Movimento Pró-Vida. Haverá também espaços para adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, além da praça de alimentação.

"Queremos fazer uma recepção calorosa. É o momento de estarmos juntos em um intercâmbio de cultura, fé e encontro fraterno. E esta edição, que estamos preparando com muito carinho, é a grande oportunidade para os fiéis fortalecerem a união entre todas as paróquias da Diocese de Nova Friburgo", disse o padre José Luiz.

As reuniões para a 42ª Unidade Diocesana foram iniciadas em 30 de janeiro deste ano, com as coordenações das equipes colaboradoras. O número expressivo de voluntários mostrou o quão cada um está empenhado em servir a Deus através desse evento tão importante para a Diocese. Deste então, outros encontros foram realizados e os interessados em colaborar na realização da Unidade devem procurar a secretaria especial, que funciona na Paróquia São João Batista, situada na Rua Prefeito Moreira Neto, 72, Centro - Macaé, ou pelo telefone 2762-1608.

Logotipo oficial

O logotipo oficial da 42ª Unidade Diocesana foi lançado em 19 de março, dia de São José, pela equipe de comunicação, juntamente com a coordenação local do evento. A arte, desenvolvida pela publicitária, designer gráfico e coordenadora de comunicação do evento, Flávia Borba, traz importante mensagem que sintetiza o tema escolhido: “Com nossos talentos, construímos a Unidade”, em referência à parábola dos talentos.

O símbolo foi desenvolvido sob a ótica de que com a união de todos, com seus talentos diversos, estão unidos à Cruz de Cristo. As três cores escolhidas simbolizam os três Vicariatos Episcopais (o azul representa o Vicariato Litoral; o verde o Vicariato Sede e o laranja o Vicariato Norte) e têm como referência as tonalidades utilizadas na arte da Campanha da Fraternidade deste ano.

Mais informações sobre a 42ª Unidade Diocesana podem ser obtidas no site da Diocese de Nova Friburgo ou na página do Vicariato Litoral no Facebook.


Fotos Relacionadas