Macaé se consolida como referência em geração de energia

10/03/2021 18:44:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Moisés Bruno

Assunto foi tema de encontro do prefeito Welberth Rezende e comitiva de São José dos Campos

A nova dinâmica da economia local, impulsionada pelos projetos de transformação do gás natural em energia, garante a Macaé a referência em investimentos e expertise para a consolidação do novo polo de usinas termelétricas.

Os avanços na discussão sobre a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre as operações do gás natural no Estado e a agilização dos processos avaliados pela Comissão Municipal de Licenciamento tornam o município, hoje, principal área de investimentos em projetos de geração de energia, através da produção de gás registrada nas Bacias de Campos e de Santos.

Este potencial foi apresentado nesta quarta-feira (10) pelo prefeito Welberth Rezende aos secretários de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Pereira Manara, e de Desenvolvimento Econômico, Alberto Marques Filho, da cidade de São José dos Campos, São Paulo.

“Vivemos hoje debates importantes para a economia da cidade, como a revitalização dos campos maduros que representa a manutenção de toda a herança da nossa dinâmica do petróleo. Agora, discutimos o futuro do gás natural como energia, um potencial pautado pela presença do Terminal Cabiúnas e de mão de obra qualificada”, afirmou Welberth.

Em Macaé, a comitiva da cidade paulista buscou dados de investimentos, informações sobre licenciamento e conheceu a base de construção da Usina Marlim Azul, empreendimento que marca a criação do novo polo de geração de energia da cidade. “Viemos trocar informações sobre os impactos provocados pela instalação de uma termelétrica. É um campo novo para a nossa cidade e identificamos em Macaé uma referência importante e positiva”, destacou Marcelo Manara.

Iniciativas de adequação de legislação e o aprimoramento do Código de Urbanismo para expansão de áreas de zoneamento foram destacados pela comitiva de São José dos Campos como essenciais para a consolidação de um novo polo de desenvolvimento.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, destacou a iniciativa de São José dos Campos em investir na implantação de um parque tecnológico como um exemplo a ser seguido por Macaé.

O diretor da Natural Energia, Luiz Ângelo Costa, também acompanhou a comitiva e reiterou a proposta de implantação em Macaé da usina termelétrica Nossa Senhora de Fátima. O projeto segue na etapa de licenciamento.

Também participaram do encontro o secretário municipal adjunto de Relações Institucionais, Alexandre Cruz, e o diretor da empresa Vale Ipaú, Cláudio Müller.



Fotos Relacionadas