Macaé se destaca no Ideb do Estado do Rio de Janeiro

15/09/2020 18:10:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Divulgação

Atividades online impulsionam estudo e são feitas em casa, com a supervisão dos professores

Macaé registrou índices positivos e subiu de posição em todos os segmentos na área de Educação, conforme resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira (15), pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Nos anos iniciais (5º ano do Fundamental), Macaé subiu de 5.9 para 6.3 e ultrapassou a meta projetada pelo Ideb que foi 6.2 (bem acima da média estadual, de 5,4 e maior que a média nacional, de 5,7). No Ensino Médio, o município atingiu a meta projetada pelo Ideb chegando a 5.1, acima da média estadual, de 3,5 e da média nacional, de 3,9. Nos anos finais (9º ano do Fundamental), subiu três pontos, de 4.5 para 4.8, bem maior que a média estadual de 3,9 e da média Brasil de 4,5.

Desde 2015 Macaé vem apresentando uma tendência de crescimento em ambos os segmentos: anos iniciais e finais. Em todas as edições a partir daí esteve à frente da média estadual do Rio de Janeiro e do Brasil, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. “Alcançamos a meta nos anos iniciais e Ensino Médio. Subimos três pontos nos anos finais, isto, a nível de Ideb, é muito bom. A maioria das escolas aumentou seu Ideb”, avaliou Larissa Rodrigues, Coordenadora da Avaliação Institucional da Superintendência de Supervisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

O Ideb reúne em um só indicador dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação — fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar do biênio, obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em Português e Matemática.


Fotos Relacionadas