Macaé se prepara para estadual de robótica

17/09/2019 11:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Objetivo é chegar à etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes da rede municipal intensificam os estudos e treinos para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que vai acontecer no domingo (22), no Sesc Quitandinha, Petrópolis (RJ). Eles fazem parte das equipes das escolas municipais Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Professora Eda Moreira Daflon (Centro) e Sana.

Desta terça-feira (17) até quinta (19), representantes do programa #InovareAprender, de robótica, estão no II Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais e na II Feira de Educação, Inovação e Tecnologia, no Teatro Trianon e na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Campos. A programação conta com palestras, mesas-redondas e oficinas ministradas por profissionais de renome regional e nacional.

A ida para a fase estadual foi garantida na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica-2019, realizada em julho. Na época, a Serratec, da Escola Natálio Salvador Antunes, faturou a medalha de ouro. Já a equipe Robóticos Daflon, da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon (Centro), ganhou medalha de prata e os integrantes da Sanadroid (Colégio Municipal Sana) conquistaram a terceira colocação. As vencedoras foram as que melhor enfrentaram os desafios apresentados na arena.

As equipes classificadas na etapa estadual irão para a nacional, que será realizada no Rio Grande do Sul de 22 a 26 de outubro. Considerada a maior programação de robótica da América Latina, a OBR classifica equipes para a RoboCup Internacional. São promovidos em conjunto outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

Segundo a coordenadora Luemy Avila, a equipe do programa #InovareAprender tem se evidenciado no Estado do Rio de Janeiro por organizar regionais em cidades como Niterói e Rio das Ostras e atuar em formações específicas.

Participação

Os representantes do #InovareAprender foram responsáveis pela etapa regional de Macaé, que integrou cerca de 200 participantes de Campos, Niterói, Macaé, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Rio das Ostras; no dia 6 de julho, no Instituto Federal Fluminense (IFF).

O lab #InovareAprender ganhou reconhecimento por ser ambiente makerspace, laboratório voltado para criatividade e inovação. Os participantes se envolvem em trabalhos de inovação, tecnologia e ciência.

O secretário de Educação, Guto Garcia, informou que a robótica envolve 11 escolas municipais. "As estações de robótica integram diretamente 3 mil estudantes. Macaé é reconhecido como um dos municípios que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro na área da robótica educacional", finaliza.


Fotos Relacionadas