Macaé segue com ações de combate ao Aedes

17/03/2020 10:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água

As ações de combate ao Aedes aegypti permanecem em toda cidade. Mesmo com toda preocupação com o coronavirus, a população não deve se descuidar dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, as doenças que o mesmo pode transmitir como a dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pede atenção redobrada por conta das chuvas recorrentes, seguidas de dias de sol e calor.

As agentes de endemias estão realizando as visitas domiciliares com orientação sobre o controle do vetor, fazendo aplicação de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados e o controle mecânico, eliminando os criadouros inservíveis como latas, garrafas, potes, copos descartáveis, entre outros.

Equipes também estão inspecionando os pontos estratégicos como borracharias, empresas, praças com lago, ferros-velhos, fazendo aplicação de inseticida de ação residual. Eles irão vistoriar esses pontos nos bairros Aroeira, Novo Cavaleiros, Morros de Santana e Centro.

O CCZ também fará o trabalho de Reconhecimento Geográfico (RG) do município, com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. O RG é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

Cuidados - A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato pelo aplicativo do WhatsApp 99864-4073 ou pelo telefone 0800-022 6461.