Macaé segue com ações de combate ao Aedes

2019-02-25 10:41:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
uma mulher entregando um folheto para um homem
Foto: Divulgação
Orientação e eliminação de criadouros integram os trabalhos

Ações de mobilização vêm chamando a atenção da população para medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, criou um Comitê Gestor de Combate ao Aedes. Além de mutirões de busca ativa nos imóveis, públicos, comerciais e residenciais, o trabalho educativo é permanente nas escolas, empresas, unidades de saúde, entre outros.

De acordo com o coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Barros, as ações de mobilização visam reforçar o alerta quanto as medidas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito. "A atuação de enfrentamento são realizadas durante todo ano, mas estamos no momento de ficarmos mais vigilantes e precisamos intensificar o trabalho, devido ao período de chuva e calor", frisou.

O diretor-geral do CCZ, Flávio Paschoal, ressalta que a colaboração da comunidade é fundamental para o controle da proliferação do mosquito, através da adoção de atitudes de prevenção. "Atitudes simples de cada um na eliminação de criadouros e focos, será de extrema importância para que tenhamos êxito neste trabalho".

Controle com ações em diversos bairros

O bairro Lagomar recebe equipes do CCZ para atendimento a solicitação de moradores, eliminação de criadouros, orientação e distribuição de material informativo. Nova Malvinas, Imbetiba, Morro de São Jorge, Miramar, Vale dos Cristais e Bairro da Glória receberão mutirões para controle do Aedes.

Visitas a pontos estratégicos como borracharias serão feitas nos bairros Lagomar, Centro, Aroeira, Morro de Santana, Botafogo e Virgem Santa.

Os trabalhos serão todos os dias desta semana de segunda (25) a sexta (1º de março).

Busca

Acesso Rápido

Destaque