Macaé terá 1ª Mostra de Ficção Científica com lançamento de livro

10/04/2012 06:09:45 - Jornalista: Assessoria Educação

Capital brasileira do petróleo, graças a uma das tecnologias mais avançadas do planeta, Macaé terá, dia 18 de abril, a partir das 19h, a primeira Mostra de Ficção Científica. O evento contará com livros, bonecos, armas, naves espaciais de brinquedo e fantasias que estarão expostos no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama, 248, Centro, até dia 27 de abril. Além disso, haverá palestras, exibição de filmes e textos contanto a história da ficção científica no Brasil e no mundo.

O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Fundação Macaé de Cultura, Fundação de Patrimônio Histórico de Macaé e Solar dos Mellos. A organização é do Clube dos Leitores de Ficção Científica do Brasil – CLFC.

Além da exposição, o evento também contará com o lançamento do livro “Space Opera – odisseias fantásticas além da fronteira final”. Trata-se de uma coletânea de nove histórias do gênero mais popular da ficção científica em todo mundo. São nove escritores convidados de todo o país, entre eles, o macaense Clinton Davisson vencedor do Prêmio Nautilus de ficção científica pelo romance “Hegemonia – O Herdeiro de Basten” e atual presidente do Clube dos Leitores de Ficção Científica.

- A ficção científica é o casamento da arte de contar históricas com a ciência. Macaé é uma cidade que convive diariamente com a tecnologia mais avançada na área de petróleo e alguns dos engenheiros que moram aqui estão entre os melhores do mundo em sua área. Está na hora de assumirmos essa relação da ciência com a arte e elevar a autoestima da cidade, mostrando produções de munícipes e ressaltando a produção científica, afirma Clinton.

Além de Clinton, mais quatro dos nove autores estarão presentes ao lançamento. O organizador Hugo Vera e os escritores Gerson Lodi-Ribeiro, Letícia Velásquez e Marcelo Jacinto Ribeiro. Segundo Hugo Vera, Space Opera, que já foi lançado no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, é um dos maiores sucessos da editora Draco.

- Hoje, a tecnologia está mais favorável à produção literária de gêneros específicos como a ficção científica. Temos um mercado em crescimento que está, aos poucos, se fortalecendo. É mais fácil publicar um livro de fantasia e ficção científica, hoje, do que há dez ou vinte anos, destaca Hugo.

Com as novas tecnologias de impressão, somadas ao crescimento econômico do país, o mercado literário no Brasil vive uma fase de ouro. Contribuem para isso também o advento dos best-sellers Harry Potter e Crepúsculo, somados ao sucesso da trilogia O Senhor dos Anéis, no cinema, e a recente febre na TV da série O Jogo dos Tronos (The Game of Thrones), baseada na saga literária de sucesso As Crônicas de Gelo e Fogo, do roteirista norte-americano George R.R. Martim.

Cosplay

Outra atração do evento vai ser a presença do grupo Legião 501st que conta com mais de 300 membros que se especializaram em fazer cosplay. O grupo tem o costume de se apresentar em eventos beneficentes. A grande atração é a armadura de Darth Vader, personagem da saga cinematográfica Star wars e considerado o maior vilão do cinema em todos os tempos. O dono na fantasia é o enfermeiro, Alessandro Tuze, que mora na cidade de Itaboraí.

- Uma fantasia dessas custa, em média, três mil reais, mas o retorno é maravilhoso, as pessoas gostam de tirar fotos com a gente, as crianças ficam felizes e os pais mais ainda, lembra.