Maio Amarelo: caminhada reforça importância dos cuidados no trânsito

28/05/2017 18:43:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Evento foi realizado na orla dos Cavaleiros, neste domingo

Com objetivo de mobilizar a população em torno da campanha "Atenção pela vida", a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade, encerrou, neste domingo (28), as atividades do Maio Amarelo com uma caminhada na orla da praia dos Cavaleiros. Vestidos de amarelo, adultos e crianças participaram da atividade. A expectativa da prefeitura é que a conscientização quanto aos cuidados no trânsito faça parte da rotina diária da população.

O secretário de Mobilidade, Júlio Antunes, falou da importância do engajamento de toda sociedade na busca da redução de acidentes. "Hoje é o ponto alto das ações onde, juntos com a sociedade, pedimos mais atenção no trânsito e que unidos possamos ter um trânsito mais seguro em nossa cidade", destacou, acrescentando que em junho será lançada a campanha "Pé na faixa, pé no freio", visando uma nova fase no trânsito do município.

Vestida com camisa amarela, a dona de casa Daniele Gaspar, do grupo "Olha elas no pedal", aprovou a iniciativa da prefeitura e destacou que este tipo de mobilização permite que pedestres, ciclistas e motoristas pensem numa convivência respeitosa no trânsito.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o "Outubro Rosa" e o "Novembro Azul", os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o "Maio Amarelo" estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate das responsabilidades no trânsito.

A pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana, Josiana Wilme, destacou que a campanha é uma semente para que a atenção pela vida faça parte do cotidiano da cidade. "A proposta é fazer com que cada cidadão mude sua atitude, pois acreditamos que a mudança comportamental é fundamental para um trânsito seguro", afirmou.

O movimento que se tornou referência mundial para o tema, fez com que várias pessoas ao longo do percurso acompanhassem o grupo. O funcionário público, Cristiano Moraes, destacou a falta de atenção como um dos principais fatores para a ocorrência de acidentes. "Com essa caminhada a prefeitura irá despertar na população que algo está sendo feito e que os acidentes não estão passando despercebidos pelas autoridades de trânsito. Muito bom também ver as crianças aqui, pois desde cedo elas devem ser orientadas", observou.

Um carro reboque também fez parte da caminhada, levando um automóvel que ao ultrapassar o sinal vermelho causou um acidente. Na ocasião, não houve nenhuma vítima fatal, mas o resultado da imprudência poderia ser diferente. O evento foi encerrado com um minuto de silêncio pelas vítimas de acidentes de trânsito.

A atividade também contou com a adesão e apoio da campanha Trânsito+gentil. De acordo com o gerente regional da empresa Porto Seguro, Rodrigo Cunha, um trânsito melhor começa com a atitude de cada cidadão. "Estamos engajados com a secretaria de Mobilidade nesta missão", disse.