Matrícula começa nesta quinta-feira

14/01/2020 11:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

Quem perdeu os períodos de cadastros terá mais uma chance na terceira fase, de 28 de janeiro a 5 de fevereiro

Começa nesta quinta-feira (16) e se estende até o dia 22, a matrícula dos novos alunos que serão alocados nas primeira e segunda fases da pré-matrícula. Os candidatos, se maiores de idade, os pais ou responsáveis legais, se menores de idade, deverão comparecer à escola municipal em que serão atendidos, no horário de funcionamento da unidade escolar.

Quem perdeu os períodos de cadastros terá mais uma chance na terceira fase, que será de 28 de janeiro a 5 de fevereiro no site oficial ou polo de atendimento do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que funciona na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep), localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Serão oferecidas vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, além do Ensino Médio (apenas na Serra).

A terceira fase vai oferecer vagas para Educação Infantil (Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II), Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), Educação de Jovens e Adultos (Etapas I a IX) e Ensino Médio (apenas na Serra). A matrícula dos candidatos alocados na terceira etapa será do dia 12 a 14 de fevereiro, na escola municipal.

A primeira fase da pré-inscrição ocorreu no mês de novembro e a segunda no mês de dezembro. Um total de 4.152 candidatos foram pré-cadastrados nestas duas fases, sendo 2.863 na primeira etapa (maternal I e II) e 1.289 na segunda fase (pré I e pré II, 1º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio).

A Secretaria de Educação mudou o cronograma de atendimento da pré-matrícula e montou uma força tarefa para atender às demandas dos alunos que estão sendo remanejados e encaminhados, além dos novos estudantes que estão sendo matriculados. Com isso, a portaria nº 007/2019 passou a vigorar com um novo quadro de ações, períodos e competências.

Documentos - Para efetivação da matrícula dos alunos que serão atendidos nas primeira, segunda e terceira fases, deverão ser fornecidos os seguintes documentos (original e cópia): certidão de nascimento, além da carteira de identidade, para candidato maior de idade; carteira de vacinação atualizada, para Educação Infantil; comprovante de residência (recibo da conta de água, luz ou outra correspondência); original do laudo clínico, em se tratando de candidato que necessitar de atendimento educacional especializado e foto 3x4.

Também devem ser apresentados os originais e cópias destes documentos: cartão do Bolsa Família, caso o candidato seja beneficiário do programa, além do cartão do SUS e dos documentos de identificação dos responsáveis. Os originais dos documentos serão devolvidos ao interessado no ato da matrícula, exceto a declaração de escolaridade/protocolo ou histórico escolar.

A Secretaria Adjunta de Educação Básica poderá alocar o candidato em outra unidade escolar, caso não existam vagas nas três opções apresentadas na pré-matrícula. O processo de alocação dos candidatos observará os critérios de previsão de vagas calculadas pelo sistema informatizado para o ano letivo de 2020.