Matrícula do Pré-Vestibular começa nesta quarta

04/02/2020 10:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Pré-Vestibular Social tem como foco o preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A Secretaria Municipal de Educação abre nesta quarta-feira (5) a matrícula dos candidatos inscritos no Pré-Vestibular Social classificados dentro do número de vagas para este ano letivo. O procedimento deve ser realizado no turno selecionado pelo aluno no ato da inscrição, ou seja, das 8h às 12h, das 13h às 17h ou das 18h às 21h.

Foram oferecidas 380 vagas para os turnos da manhã, tarde e noite. O candidato se maior, ou menor acompanhado pelo responsável legal, deverá comparecer na Secretaria do Pré-Vest, que funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, no segundo andar do prédio administrativo. Será eliminado no ato da matrícula o classificado que não comparecer na data da convocação, não comprovar escolaridade requerida, não apresentar declaração de trabalho e não comprovar a veracidade das informações prestadas. O prazo vai até dia 12.

Com o lema "Abrindo portas para universidade", o Pré-Vestibular Social tem como foco o preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista dos candidatos classificados para ingressar no Pré-Vest foi divulgada no dia 20 de janeiro, no portal da prefeitura. Na matrícula devem ser fornecidos comprovante de escolaridade, identidade e CPF (original e cópia), e do responsável se o candidato for menor, além de duas fotos 3x4, declaração de trabalho para os alunos que escolheram estudar à noite, e comprovação de algum programa social, caso seja inscrito, bem como comprovante de residência.

Após cinco dias do encerramento da matrícula, caso não haja preenchimento total das vagas, será realizada uma nova chamada referente ao cadastro reserva. As reclassificações serão efetuadas a partir das desistências, de acordo com número de vagas existentes.

A classificação para ingressar no curso segue os critérios de alunos oriundos de escola pública ou bolsistas, alunos participantes de programas sociais, alunos que residem em Macaé e ex-estudantes que frequentaram por um ano o pré-vestibular e não evadiram. Como quesito de desempate será considerada a idade do aluno, dando preferência ao candidato com idade maior.

Antes de ingressar no Pré-Vestibular Social, os alunos participam de palestras direcionadas e dinâmicas de orientação vocacional. O curso é reconhecido por promover a inclusão dos que não têm condições de pagar cursinhos preparatórios e também para aqueles que estão longe dos estudos e desejam ingressar em uma faculdade. O curso abrange simulados e aulões e tem um registro expressivo de aprovados em vestibulares do país. A pré-inscrição online ocorreu no mês de dezembro com 1,4 mil inscritos.