'Mentes em Ação' debaterá a depressão na Cidade Universitária

20/09/2019 08:59:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Inscrições estão abertas, entrada é gratuita

O próximo evento do projeto “Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema” levará a debate o filme Geração Prozac, que aborda a depressão, tema complexo e polêmico. A entrada é gratuita e a exibição começará às 17h30, seguida de discussões até às 21h30, na segunda-feira (23), no auditório do bloco B, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária. As inscrições estão abertas pelo e-mail cinemaedebate@macae.ufrj.br ou no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) formacaomacae.wixsite.com/formacao.

O Cinema e Debate deste mês marcam a conscientização pelo Setembro Amarelo, movimento dedicado à prevenção do suicídio. O filme é do diretor Erik Skjoldbjaerg e, além de depressão e suicídio, trata também do uso de antidepressivos e das tristezas e alegrias tão próprias da existência humana.

O projeto é realizado uma vez por mês, sempre numa segunda-feira, e discutindo uma temática diferente. O debatedor é o professor e médico psiquiatra Joel Tavares Rodrigues, com as professoras Karla Santacruz, Liz Silva Gonçalves e Maria Carolina Faria da Costa.

Este ano, de março a agosto, foram trabalhadas as temáticas de outros seis filmes: “O Extraordinário”, em março, falando sobre a escola que pode ser espaço de integração, mas também se constituir em local de humilhação e intolerância; “Precisamos Falar sobre Kevin”, em abril, sobre diagnósticos complexos, como o transtorno de comportamento e de personalidade antissocial; “Amor”, em maio, retratando o envelhecimento, a morte, a eutanásia e, naturalmente, o amor; em junho, “Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual”, discutindo a solidão, relações afetivas mediadas pelo computador, medos, tristezas e fobias; e, em julho, “Autismo”; e, em agosto, a comédia TOC TOC falando sobre os Transtornos Obsessivos Compulsivos.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.