Meta da prefeitura é implantar 60 equipes de Estratégia Saúde da Família

24/04/2015 14:52:00 - Jornalista: Equipe Secom/Saúde

Foto: Juranir Badaró

O curso introdutório é uma das etapas que os novos agentes passam

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde, vem realizando a mudança necessária à Estratégia Saúde da Família (ESF) dentro da economicidade e legalidade que o processo exige.

Com foco na promoção e prevenção da Atenção Básica, porta de entrada do sistema de saúde, a prefeitura prossegue com a meta de implantar 60 equipes de ESF, chegando a 70% de cobertura da população até o final de 2016. Hoje o município conta com uma cobertura de 38%.

Todo o processo segue a Política Nacional de Atenção Básica de 2011. A Secretaria de Administração está convocando os profissionais do concurso da Estratégia Saúde da Família de 2012, que foi homologado em janeiro de 2014. Até o momento foram convocados 369 profissionais. Está sendo preparada uma terceira convocação com o objetivo de completar o quadro.

Visando não interromper o atendimento à população, foram mantidos os contratos das vagas não ocupadas. Coube à Equipe da Gerência de Atenção Básica avaliar os profissionais que teriam seus contratos prorrogados até 30 de junho de 2015. O critério usado foi selecionar aqueles com mais tempo de contrato e os mais experientes. A equipe entendeu que os agentes mais preparados podem colaborar com esse processo de mudança.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deverão passar por um curso introdutório e uma avaliação para que estejam aptos a assumir o cargo. Cada turma é dividida em grupos, em média de 60 participantes, por esta razão a convocação dos ACS é fracionada.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, lembra que a ESF, como porta de entrada, deve ser um local de acolhimento à população objetivando atender às suas necessidades na promoção e prevenção à saúde.