Mobilidade e Educação promovem capacitação 'Mobilidade Segura por Bicicleta'

04/08/2015 16:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Formação de 12 horas de duração conta com oficinas e palestras específicas

Profissionais da rede municipal de ensino iniciaram nesta terça-feira (4) o curso de capacitação “Mobilidade Segura por Bicicleta”. A programação, realizada no auditório da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), é uma realização da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação, segue nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), das 8h às 12h e das 13h às 17h. O objetivo da programação é capacitar educadores sobre a forma consciente de utilizar transportes como a bicicleta. Também fazem parte da formação agentes de trânsito da Mobilidade Urbana, que vão atuar em um novo projeto voltado para bicicletas.

Serão promovidas ações educativas em cerca de 20 escolas municipais. Com isso, a proposta da ação conjunta é estimular estudantes e professores ao uso da bicicleta e sua integração aos demais modais.

Curso - A formação de 12 horas de duração conta com oficinas e palestras específicas. A programação conta com palestra com ênfase ao assunto “Bicicleta e cidade. Uma visão de segurança”. A temática foi destacada pela pedagoga e consultora da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lilian Kalil.

Ela elencou questões amplas referentes ao transporte e posteriormente apresentou referências legais, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CBT). “Temos que lembrar de princípios importantes. São eles: o trânsito seguro é direito de todos, responsabilidade e preservação da saúde, ambiente e vida”, apontou.

A consultora também apresentou vídeos e entregou a cartilha “Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro”, que cita direitos e deveres, normas gerais de circulação e conduta e previsões quanto às infrações. “Os acidentes ocorrem por conta de fatores diversos.

A prudência no trânsito é fundamental. Tanto ciclistas, quanto motoristas e motociclistas, devem estar atentos a comportamentos que contribuem na redução de óbitos e acidentes graves no trânsito”, ressaltou.



Trânsito seguro é abordado

Neste primeiro dia, o curso também contou com as palestras “O transporte não motor", proposto no Plano de Mobilidade Urbana de Macaé, ministrada pelo consultor da COOPC da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Cardoso. A ocasião também contou com a abordagem “Trânsito seguro, competência de todos”, ministrada pela coordenadora de Projetos de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme. Na oportunidade ela apresentou vídeos e prevenções que devem fazer parte do cotidiano no trânsito, como não beber e dirigir, além do uso obrigatório do cinto de segurança e da “cadeirinha” no banco traseiro do veículo para crianças na faixa até sete anos.

Para a professora Jane Fernandes, que atua nas unidades Samuel Brust e Wolfango Ferreira e o porteiro José Claudio da Silva, esta capacitação será proveitosa para trabalhar com os alunos a adoção de posturas que podem fazer a diferença no dia a dia. “Vamos trabalhar nas salas de aula e também desenvolver ações como pedaladas, com orientações e estratégias que estão sendo reforçadas no curso”, observou Jane.

A proposta da ação conjunta é estimular estudantes e professores ao uso da bicicleta e sua integração aos demais modais. Com isso, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a partir dos 20 quilômetros de ciclovias já existentes na cidade, o Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 14 rotas cicláveis que somam 62 Km no total.

Com isso, a intenção, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, é que Macaé seja interligada por rotas cicláveis ligando a cidade dos pontos Norte e Sul, isso com planejamento, fiscalização e principalmente, a educação. "O principal fator para que as áreas de circulação dos ciclistas funcionem é a educação. Daí a importância da capacitação”, avaliou.

Já o secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que parceria com a Mobilidade Urbana promete ser um sucesso. “Esta é uma oportunidade ímpar de orientar educadores e posteriormente estudantes, quanto ao uso da bicicleta, de forma consciente. Este projeto será marcante para transformar comportamentos ao estimular o respeito ao próximo junto às regras de trânsito”, frisou.