Moradores do Frade já podem fazer aulas de futebol de campo pelo PIDES

12/02/2020 09:30:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

A iniciativa da prefeitura já atende de 30 a 40 crianças

Macaé ganhou mais um curso do Programa de Iniciação Desportiva (PIDES): aulas de futebol de campo, no distrito do Frade, na região serrana do município. As atividades começaram na última segunda-feira (10) em dois horários (das 18h às 19h e das 19h15 às 20h30) e acontecerão sempre às segundas, quartas e sextas. A iniciativa atende a uma solicitação dos moradores da região, que desejavam a implantação de uma atividade para as crianças no Estádio João Gonçalo da Silva (Campo Novo), o segundo maior do município.

A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e já atende de 30 a 40 crianças, de 7 a 15 anos de idade. Mas, segundo a coordenadora de projetos da secretaria, Janaina Maia, a previsão é alcançar 60 crianças, podendo ter alteração de acordo com a demanda local.

"No Frade já temos o basquete, com atendimento a aproximadamente 70 pessoas. Há atividades do PIDES também em outros locais da Serra. No Trapiche, existem turmas de Futsal e Vôlei. Na Cabeceira do Sana, Futsal. No Sana, Futebol e Vôlei. Em Glicério, ainda não implementamos atividades, mas os moradores interessados podem participar de qualquer um de nossos polos", ressalta a coordenadora.

Atualmente Macaé mantém 23 polos por todo o município, atendendo a aproximadamente 900 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Para se inscrever em qualquer um deles, basta comparecer aos locais portando duas fotos 3x4; atestado médico; declaração escolar; cópias do RG do próprio (ou do responsável), da certidão de nascimento e do CPF; e comprovante de residência.

O programa

O PIDES tem como objetivo a inclusão social através da prática desportiva, ocupando o tempo das crianças quando não estão na escola. O programa foi criado em 1989 e foi remodelado em 2005. O PIDES beneficia crianças e adolescentes com aulas de Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol e Handebol. Para participar, os interessados devem estar matriculados na escola e terem boas notas.