Museu abre 12ª Primavera e exposição na segunda-feira

14/09/2018 13:48:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Cláudia Barreto/Arquivo Secom

Programação especial irá até as 18h de sábado, dia 22

Um tributo ao Museu Nacional, que sofreu um grande incêndio aos 200 anos de sua criação, homenagem que se estende a todos os museus no país. Assim será a ‘12ª Primavera dos Museus, ’que convida moradores e turistas para visita. A programação começará nesta segunda-feira (17), às 14h, e vai até sábado (22), às 18h. Também será aberta a exposição ‘Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias’, para todas as idades, com visitas guiadas por historiador. O tema de 2018 do evento nacional é ‘Celebrando a Educação em Museus’.

"Vamos enfatizar o papel dos museus como espaços de troca de experiências, dinamizar o Solar dos Mellos de forma que absorva a diversidade cultural de Macaé. Uma das estratégias para isso é levar a educação para dentro do museu. Estamos abrindo os portões e, no sábado (22), até fechando a rua para receber a sociedade", diz o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

A cerimônia de abertura no Solar dos Mellos será na segunda-feira (17), às 14h, com apresentação de Dança da Escola Municipal de Dança (EmDança) e a exposição que tem a curadoria de Cláudia Barreto. Na terça-feira (18), na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20) o historiador, Bruno Rodrigues, conduzirá o público, às 10h e às 15h, em uma visita guiada pela exposição, que também será oferecida na sexta-feira (21), às 10h.

Cláudia Barreto promete uma viagem sensorial em três tempos de Macaé, desde o seu período Colonial, passando pelo Imperial, até a República. A proposta é envolver públicos de todas as idades em uma experiência divertida que despertará a curiosidade para a história local.

“Estamos abrindo para a sociedade de Macaé os portões do museu, disponibilizando também os jardins para poetas, músicos, artesãos e expositores, para que todo o público se sinta parte desta história que também é dele”, ressalta a diretora do Solar dos Mellos, Viviane Matos Chaves.

Programação

Terça-feira (18) - 19h às 21h - Palestra ‘Pelo caminho das Letras: história, educação e memória’, com a doutoranda (UERJ) e mestre (UERJ) em Educação, Cultura e Comunicação, Eliana Santos da Silva Laurentino.

Quarta-feira (19) - 15h - Ensaios Abertos da Orquestra Popular de Macaé (OPM) com músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).

19h - ‘Café Literário’ do museu, que irá reunir diversos grupos de poetas da cidade de diferentes ‘tribos’.

Quinta-feira (20) - 19h às 21h - 'Mesa Redonda: Educação nos museus’, tema: ‘Educação Museal: novos paradigmas pela diversidade cultura e universalização dos museus’, com a coordenadora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e museóloga, Luciene Figueiredo. Tema ‘Registro fotográfico: preservação da memória pela imagem e construção de identidade’ , com o fotojornalista Romulo Campos. ‘Patrimônio cultural sob a perspectiva turística, com o turismólogo da Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé, Erick Coelho. O mediador da mesa será o historiador do Solar dos Mellos, Bruno Rodrigues.

Sexta-feira (21) - 18h às 20h - ‘Exibição de Trabalhos’ em vídeo desenvolvidos durante a primeira ‘Oficina de vídeos com celular’, coordenada pelo publicitário e produtor, Hélder Santana, e participação do Prof. Dr. Rafael Costa (Nupem/UFRJ), com a Equipe do Núcleo de Arte, Mídia e Educação do Nupem UFRJ e ainda participação da fotógrafa Claudia Barreto e do cineasta e teatrólogo, Marcelo Tosta.

Sábado - 9h30 às 18h - Ocupação de toda a rua Conde de Araruama com venda de produtos artesanais e gastronomia popular. A programação será para toda a família. Contação de História com Margarida Barcelos do Grupo HistoriArte, às 9h30. Show ‘Circo a Céu Aberto’ de Fabiano Freitas, das 10h às 12h. Apresentação grupos de Dança e de Capoeira do Polo de Cultura da Fronteira. Fechando a ‘12ª Primavera do Museus’, professores da Emart darão um show de Choro, em um resgate do mais tradicional ritmo da cultura macaense.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.


Fotos Relacionadas