Museu apresenta ‘Cultura para todos, o futuro das tradições’

15/05/2019 12:24:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo

Palestra aconteceu na noite desta terça no Solar dos Mellos

A palestra ‘Cultura para todos, o futuro das tradições’ foi realizada na noite desta terça-feira (14), no auditório do museu Solar dos Mellos. O evento, que faz parte da 17ª Semana Nacional de Museus (SNM), foi apresentado pelo doutorando Meynardo Rocha de Carvalho, sobre o tema da exposição.

Antes do início da palestra, o público visitou a exposição homônima, que mescla informações inéditas contidas em documentos históricos, com peças da cafeicultura, partes de acervos particulares, além da arte contemporânea de Ric Azevedo. A mostra explora o lado sensorial do visitante, visual, olfativo e tátil, e provoca reflexões sobre sustentabilidade. Os presentes puderam degustar o ‘Café Casarão’, produzido na região.

A palestra do professor Meynardo Rocha abordou, inicialmente, sobre a etimologia da palavra ‘museu’ na mitologia grega, templo das musas do Monte Parnaso, para que a plateia, formada por estudantes do curso de Formação de Professores, graduandos e público em geral, compreendesse a perspectiva atual deste termo, que está mais próximo do seu sentido original.

“Museu não é o lugar onde se expõe coisas velhas. O museu que se pretende é o ligado ao termo em sua origem em nosso imaginário. Precisa ser o local onde se rememora, se busca inspiração e se valoriza os conhecimentos guardados pelo homem. É uma visão antropológica, ou seja, a relação do ser humano com o museu”, destacou o pesquisador.

As visitas guiadas, de manhã e à tarde, e a exposição ‘Cultura para todos, o futuro das tradições’ serão retomadas na próxima semana.

O slogan da 17ª Semana Nacional de Museus é ‘Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições’. Todos os eventos têm entrada franca. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Informações pelo telefone 2759-5049.


Fotos Relacionadas