Mutirão da Habitação atua na Ilha Leocádia

27/09/2019 16:20:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

Trabalho de campo foi orientado pelos engenheiros e técnicos, após um mapeamento da área

A semana na Secretaria Adjunta de Habitação foi marcada por ações na Ilha Leocádia, onde aconteceu mutirão envolvendo todos da equipe. O objetivo é avançar no processo de levantamento socioeconômico da área e atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o município e o Ministério Público Federal (MPF) que determina a urbanização de toda Ilha.

O processo contará ainda com trabalhos de saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos. Atualmente, a Leocádia se encontra com 1.200 famílias.

A Habitação reuniu cerca de 15 funcionários para essa tarefa, equipe formada por engenheiros, arquitetos, jornalista e assistentes sociais. O trabalho em campo foi orientado pelos engenheiros e técnicos, posterior a um mapeamento da área, para tornar as visitas mais proveitosas, a fim de alcançar todas as residências, tornando o trabalho mais efetivo.

No início, o local recebeu levantamento topográfico contemplando todo o perímetro da Ilha. Outros trabalhos como produtos derivados do levantamento aerofotogramétrico não tripulado, como geração de imagens aéreas da localidade e as plantas-quadra contendo os lotes, também estão sendo utilizados no apoio de campo para o cadastramento socioeconômico. Com o mutirão, este cadastro chegou a atingir 60% das famílias residentes.

Essa ação implica em viabilizar a implantação do Plano de Urbanização que prevê intervenções na área de saneamento básico, equipamentos de serviços públicos, áreas de lazer, entre outras que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. O processo está de acordo com o cronograma previsto, cumprindo e alcançando os objetivos do TAC.

"O mutirão terá continuidade na semana que vem, a partir de terça-feira (1º de outubro), envolvendo, novamente, toda equipe, com o objetivo de finalizar o trabalho, com empenho para passarmos à meta principal que é a urbanização total da Ilha" - finalizou a secretária de Habitação, Tânia Jardim, que acompanha de perto o trabalho de campo.


Fotos Relacionadas