Natal no Museu programação nesta quinta com desfile e shows

20/12/2018 11:17:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Atrações variadas abriram o ‘Natal no Museu’

De casa cheia, começou na quarta-feira (19) o ‘Natal no Museu’, que se estenderá até sábado. A iniciativa da Secretaria de Cultura acontece no Solar dos Mellos, no Centro. Nesta quinta-feira (20), o show de músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) terá início às 19h, em seguida, virá o ‘Desfile de Moda Handmade’, divulgando com estilo os diversos artigos de vestuário e acessórios da moda criativa de Macaé. Os grupos de artesanato e microempreendedores em gastronomia que apoiam o semanal ‘Quintas no Museu’ também participam deste evento com entrada franca.

Logo após o desfile, o show musical prosseguirá até as 21h, nos jardins do museu, que apresenta decoração especial de Natal. O secretário de Cultura, Thales Coutinho ressaltou que o museu, atualmente, já é um espaço para a multiplicidade cultural da cidade.

"Nesta quarta trouxemos corais, o da Cidade (Emart) e o da Segunda Igreja Batista, que também apresentou um musical de Natal, além do grupo de Clarinete da Emart. Tivemos a presença da Orquestra Popular de Macaé (OPM/Emart), do cantor Lucas Ribeiro, voz e violão, e do grupo ‘Portadores de Alegria’, com o esquete de dança ‘As Bonequinhas’. Fora isso, estão sempre presentes os artesãos e a gastronomia da cidade. Tudo isto interage. A proposta é que a Cultura esteja cada vez mais presente e mais próxima da sociedade macaense", disse o secretário.

A moradora do bairro Vale dos Cristais, Selma Stiutz, que conheceu o museu neste evento, afirmou que se surpreendeu. “Muito bom. A organização, tudo. Achei o local muito apropriado”, frisou. Também a moradora do Visconde de Araújo, Millena Guimarães, gostou do ‘Natal no Museu’. “Percebo que estamos passando por um momento de valorização da arte na cidade. Talvez por termos passado por crise no setor de óleo e gás, as pessoas precisaram buscar novas alternativas. Por isso, acho que o trabalho que é feito aqui é maravilhoso”, disse a professora, que já apresentou o Solar aos alunos de algumas de suas turmas.

A bailarina e fundadora do grupo ‘Portadores de Alegria’, Vânia Tolipan, disse que ter este espaço para apresentação artística da pessoa com deficiência é muito importante. “Ano que vem o nosso grupo completa vinte anos e isso se deve ao público que lota o Teatro Municipal de Macaé a cada espetáculo anual e nos prestigia como hoje, aqui no museu. Estou muito orgulhosa pelo convite do secretário Thales para estar aqui comemorando o Natal”, completou.

Nos intervalos entre as apresentações culturais, o público pode participar de visitas guiadas por historiador para conhecer as exposições temporárias e fixas do museu e mais sobre a história do Município.

Programação segue até sábado

Na sexta-feira (21), a abertura será, às 18h, com a ‘Dança das Velas’ e ‘Pinheirinho de Natal’, dos grupos de dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Às 19h, os alunos de Canto Livre da Emart farão o espetáculo ‘Canções da Disney’. A seguir, começa o show do Grupo de Choro do professor Marco Polo, até as 21h.

No sábado (22), a programação terá início às 15h, com a apresentação do musical ‘Emoji’ dos alunos do curso Infanto-juvenil de Música e Canto da Emart. O encerramento do ‘Natal do Museu’, será com o show ‘Circo a Céu Aberto’, da companhia do professor de Arte Circense da Secretaria de Cultura, Fabiano Freitas (CriaSana).

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. Todas as atrações oferecidas no museu são gratuitas.


Fotos Relacionadas