Nova Vida e Guarda Mirim: 600 vagas para jovens de 14 a 17 anos

20/07/2018 11:54:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Comissão composta pelas secretarias envolvidas elaborou edital que garante 600 oportunidades de trabalho

A Prefeitura de Macaé lançou, nesta sexta-feira (20), o edital de seleção dos programas Nova Vida e Guarda Mirim, com 600 vagas no total. A pré-inscrição irá de 6 a 16 de agosto no endereço eletrônico http://www.macae.rj.gov.br/semad/conteudo/titulo/programa-nova-vida, com validação nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na sede da Secretaria de Ordem Pública, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, de 6 a 17 de agosto. As vagas são destinadas adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos.

Estão sendo oferecidas 500 vagas para Nova Vida e 100 para Guarda Mirim. A duração máxima do trabalho é de 3 anos e 11 meses. Para validação da inscrição, o candidato deverá comparecer munido de original e cópia do NIS/Cadastro Único, documento de identidade com foto ou Carteira de Trabalho ou documento oficial com foto do adolescente com data de validade ativa e CPF do candidato.

Quem concorre às vagas reservadas para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) deve apresentar laudo médico. Somente será aceita a inscrição para um programa social por adolescente/candidato.

A seleção será realizada em três etapas: pré-inscrição e validação em um CRAS e Secretaria de Ordem Pública; prova objetiva contendo 30 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 sobre o município de Macaé, em caráter classificatório e, por último, entrevista social, etapa com caráter eliminatório.

Os programas são destinados ao atendimento de jovens em vulnerabilidade social. O responsável legal e o candidato devem, ainda, apresentar o número do NIS - Cadastro Único atualizado no ano 2018. O candidato deve pertencer à família que, comprovadamente, não ultrapasse três salários mínimos de rendimentos mensais do grupo familiar, conforme preconizado pela Lei n.º 8.742/1993 (LOAS) e pelo Decreto Federal n.º 6.135/2007; estar matriculado na rede pública municipal ou estadual de ensino regular e residir em Macaé.

As atividades serão desenvolvidas durante quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, completando, assim, 20 vinte horas semanais, em horário compatível à frequência dos adolescentes à escola. A remuneração do participante será de meio salário mínimo nacional.

Prova

A prova acontecerá no dia 2 de setembro, das 9h às 12h, na Cidade Universitária, localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. O candidato deverá comparecer ao local designado para aprova com antecedência mínima de 60 minutos, munido de: RG original com foto do candidato que foi apresentada no ato de inscrição.


Fotos Relacionadas