Novas atividades para os alunos no blog 'Educação não para'

15/06/2020 15:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Novo ícone "Educação Física na Educação Infantil" traz atividades que despertam as potencialidades criativas

Com o objetivo de contribuir com a rotina dos 15 mil alunos na faixa de dois a cinco anos da rede municipal, a Secretaria de Educação está disponibilizando semanalmente novidades no blog www.educacaonaopara.com. A Superintendência de Educação Infantil incluiu novas abas com ações e sugestões pedagógicas não presenciais para atender educadores e familiares dos estudantes durante a suspensão das aulas, em função do Covid-19.

Entre os novos conteúdos exibidos no blog está a aba "Escolas", que abrange material encaminhado pelos professores que atuam nas 62 unidades de Educação Infantil, conforme o projeto pedagógico dos espaços escolares. Ao acessar, o responsável encontra sugestões que visam interações e brincadeiras para toda a família em casa. Entre as dicas estão; que o familiar se envolva na atividade, permita que a criança escolha uma das propostas e se interaja na organização do espaço e materiais, antes e depois das vivências

De acordo com a Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, o responsável também poderá utilizar vivência de outra escola apresentada no blog. "Não é preciso se preocupar em usar apenas a sugestão da escola em que o aluno está matriculado, pois todas as propostas foram analisadas por nossa equipe pedagógica", ressalta.

Novos conteúdos

Um novo ícone é "Educação Física na Educação Infantil", com atividades que despertam as potencialidades criativas buscando o desenvolvimento integral do aluno. São destacadas propostas abertas e flexíveis, que enfocam a importância do movimento, a exemplo de comandos e posições do yoga.

Outro tópico criado é o "Espaço do Gestor", suporte para os integrantes da gestão escolar que serve como fonte de formação e informação. Na aba são encontradas as principais legislações e documentos que orientam o trabalho na gestão escolar, como informações, leis, decretos e normativas, também pertinentes ao momento atual da pandemia.

Desde a suspensão das aulas, a Educação Infantil destaca vários tópicos no blog. Como exemplo está o "Espaço do Professor”, com opções de livros, vídeos e artigos que colaborem para pensar nas ações pós-pandemia. Também é exibido o tópico "Vivências”, em que são encontrados cronogramas semanais, vídeos, músicas, receitas, histórias, jogos interativos e todas as propostas pedagógicas enviadas pelos professores da rede municipal. Outra apresentação é "Registros das Famílias”, com relatos dos momentos de interação familiar através das sugestões postadas semanalmente na ferramenta virtual.

Aplicativo também é disponibilizado

Além do blog, os conteúdos da Educação Infantil também estão sendo disponibilizados no aplicativo "Educação Não Para", criado pela equipe do Inova Macaé do Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Os materiais podem ser acessados em dispositivos móveis Android na loja virtual Google Play pelo link:https://bit.ly/2VBdLJp. Já para dispositivos móveis da marca Apple, o conteúdo pode ser encontrado no link https://app.vc/educacaonaopara.

Para quem não tem acesso à internet, também são sugeridas atividades com materiais não estruturados, que são objetos acessíveis em casa que podem ser colocados à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira, como palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante, caixas, tecidos, pneus e elementos da natureza como folhas.