Novo trecho da Mc-088 é inaugurado com a presença do governador

17/04/2015 17:54:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Flávio Sardou

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, e o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, inauguraram o trecho Norte Sul II

O prefeito de Macaé, Dr, Aluízio, acompanhado do governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, realizou, nesta sexta-feira (17), a inauguração do novo trecho da Mc-088, que vem sendo chamado de Norte Sul II. A nova via é um complemento da Rodovia Norte-Sul e vai tornar possível chegar até o final da Imboassica e ao bairro Boa Vista sem precisar acessar a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto).

O novo trecho possui, aproximadamente, 1,2 Km de extensão, com pista duplicada, além de sinalização vertical e horizontal. Como o traçado da Mc-088 também inclui um trecho residencial do bairro Imboassica, além da sinalização vertical e horizontal que já está implantada, foram instaladas ainda lombadas (quebra-molas) para maior segurança dos pedestres que precisam fazer a travessia.

- A crise se vence com trabalho. E é isso que vamos fazer, pois precisamos continuar avançando. O nosso grande desafio para o avanço é este: continuar investindo e mantendo a qualidade de vida para o nosso cidadão –, falou o prefeito, Dr. Aluízio.

O governador Luiz Fernando Pezão também confia nas ações adotadas para minimizar os efeitos da crise. Um dos exemplos citados para isso foi cobrança da dívida ativa, composta por dívidas de impostos estaduais, inclusive o IPVA, em que parte da verba arrecadada é destinada as cidades. “Vamos continuar a investir no avanço. Inclusive, o que o município precisar vamos fazer o máximo de esforço para atender, por meio de parcerias e convênios”, disse.

Melhores condições para veículos pesados

Com a abertura de mais um trecho da Mc-088, o objetivo é melhorar as condições para a circulação dos veículos, em especial os pesados. São, aproximadamente, mil carretas que atendem as empresas instaladas em Macaé, sendo que grande parte precisa circular na região do Parque de Tubos. Além destas, outras medidas já foram adotadas para melhoria do trânsito na região, que é considerada fundamental para a logística offshore.

A inauguração deste trecho da Mc-088 é mais um passo em direção à construção da estrada municipal Santa Tereza. Inclusive, após o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) aprovar todos os termos do edital, o processo de licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pelas obras também se iniciou nesta sexta-feira. E a previsão é de que o julgamento da habilitação das empresas interessadas seja concluído ainda no mês de abril.

- O Arco Viário de Santa Tereza será um marco para indústria offshore, já que o transporte de cargas com mais agilidade permite que o custo operacional seja mais baixo. Além deste, outro ganho é para o cidadão, pois retiramos o fluxo de carretas e veículos pesados das áreas urbanas, em especial da região central –, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Ligação entre Parque de Tubos e Rodovia do Petróleo

A estrada municipal Santa Tereza (Mc-088) fará a ligação entre o Parque de Tubos e a RJ-168 (Rodovia do Petróleo). De acordo com o projeto, cerca de nove quilômetros da estrada, que hoje não são asfaltados, ganharão drenagem, pavimentação, duplicação, implantação de acostamento e urbanização, além de iluminação pública e sinalização vertical e horizontal. Desta forma, os veículos pesados passarão a utilizar Santa Tereza em direção à RJ-168, para posterior acesso à BR-101.

A iniciativa faz parte do Programa Somando Forças, que prevê um convênio para repasses estaduais na área de infraestrutura. No total, R$ 60 milhões serão investidos pelo governo estadual, e mais de R$ 32 milhões pela Prefeitura de Macaé.



Leia também: Otimismo marca posse de Dr. Aluízio como presidente da Ompetro

 


Fotos Relacionadas