Núcleo Municipal de Saúde Integrativa oferece tratamentos diferenciados

21/08/2013 13:31:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

Acupuntura e massoterapia são alguns tratamentos oferecidos pelo Núcleo Municipal de Saúde Integrativa

Com o objetivo de possibilitar o acesso à assistência humanizada, o Núcleo Municipal de Saúde Integrativa oferece à população vários tratamentos, com médicos homeopatas, fisioterapia, acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, psicologia, nutrição e naturologia (shiatsu, reflexologia e florais).

O paciente é encaminhado para grupos de acolhimento, coordenados por uma homeopata e uma psicóloga. De acordo com informações da coordenação, para o cidadão ter acesso aos serviços do núcleo, deverá ser encaminhado pelo médico do SUS. O paciente é atendido pelo médico homeopata, que vai analisar qual será o tratamento indicado. O encaminhamento também poderá ser interno, ou seja, a pessoa que já utiliza os serviços, poderá, por exemplo, ser tratado pelo nutricionista ou outro profissional.

Em Macaé, as Práticas Integrativas e Complementares em saúde foram iniciadas pela secretaria de Saúde em 2001, quando foi realizado o concurso público para médicos acupunturistas.

A coordenação ressalta que as práticas integrativas, antes restritas a serviços privados, apresenta grande adesão, com resultados satisfatórios da população, além de representar baixo custo, sendo referência também para outras especialidades, o que resulta em menos solicitações de exames complementares. Portanto, a intenção do trabalho desenvolvido no Núcleo Municipal de Saúde Integrativa é o tratamento preventivo, curativo e recuperação da saúde.

A professora Adriana Arantes conta que procurou ajuda no núcleo depois de passar por vários tratamentos. "Cheguei aqui desacreditada, pois os tratamentos que fazia não estavam surtindo efeito para as minhas dores na coluna e problemas no estômago. Estou fazendo acupuntura há um ano e meio e, para minha surpresa, tive uma melhora significativa", conta.

Ela acrescenta ainda que percebeu que o tratamento realizado com a acupuntura cuida da pessoa integralmente. "Hoje, as dores na coluna estão estabilizadas e estou praticamente curada do problema de estômago. Estou bastante satisfeita e inclusive trago meu filho para fazer tratamento de homeopatia aqui no núcleo", frisa.

Para o tratamento com homeopatia, além do núcleo, a população também tem acesso na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maringá.

A coordenação do núcleo destaca que preserva o acolhimento do paciente e que realiza sempre cursos de capacitação para os seus profissionais para que a população tenha um atendimento humanizado. A meta é de que em breve os tratamentos com especialistas em homeopatia e acupuntura sejam expandidos.

Serviço

O Núcleo Municipal de Saúde Integrativa funciona na Rua Conde de Araruama, nº 344, Centro, em frente ao Caps AD Porto. São oferecidas as especialidades: homeopatia, fisioterapia, acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, psicologia, nutrição e naturologia, para crianças, jovens e adultos. Mais informações pelo telefone: (22) 2759-3292.