O meio ambiente da região em destaque no XII Fórum de Responsabilidade Social Empresarial

17/12/2020 10:42:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

A programação online prossegue até sábado em diversos horários

“Antropoceno - A influência humana na natureza e suas possíveis consequências” é o tema do XIII Fórum de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, que teve início hoje (17), às 10h, e prosseguirá até sábado (19). Com apoio institucional da Prefeitura de Macaé, durante esses dias, a programação online será transmita pelo Youtube em diversos horários, pelo canal Baía Viva Movimento e também pelo Facebook, na página da Revista Visão Socioambiental.

A programação vai contar com a participação de profissionais do município e região. A primeira fala do evento, às 10h desta quinta (17), foi da especialista Bernadete Vasconcellos, diretora da Visão Socioambiental. Participaram também, os docentes da UENF, Dr. José Ricardo Siqueira e da UFRJ/NUPEM, Dr. Rodrigo Vinagre. Ainda nesta quinta, às 14h, o município ganha destaque com o debate “Bacia do Rio Macaé/Reciclagem Macaé”, com a participação de Vitor Ferreira, biólogo (UFRRJ) e gestor de bacias hidrográficas (COPEE – UFRJ), e de Langenbec Andrade Santana, engenheiro químico e de Segurança do Trabalho, e fundador da ONG Recicle Social.

Ainda hoje (17), às 16, teremos a fala do professor Aristides Soffiati, doutor em História Ambiental (UFRJ) e professor da UFF Campos. O tema será “A Zona Costeira de Itapemerim à Macaé. A Rota Verde”. Já às 19h, será a vez de Mauro Destri, consultor de negócios na área de O & G, que vai falar sobre “O homem moderno e o petróleo”.

Programação de sexta – Nesta sexta-feira (18), a programação também começa às 10h, com o professor Moisés Clemente Marinho Cavalcante, graduado em Biologia Marinha (UFRJ), doutor em Química Biológica (UFRJ) e professor adjunto no campus da UFRJ Macaé, na fala “Do antropocêntrico ao biocêntrico – práticas integrativas de saúde”. Já às 14h, “Metabolismo, sociedade e natureza” será debatidos pelo ambientalista Paulo Roberto Goulart Marinho, ex-secretário de Meio Ambiente de Macaé, ex-secretário executivo do Consórcio de Gestão de Bacias, ex-diretor de Comitê de Bacias Macaé/Ostras.

Às 19h, a doutora Ana Maria Grolla, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Terapia Ortomolecular vai falar sobre o tema “Antropoceno e pandemia na visão da medicina tradicional chinesa”.