Painéis do Seminário de Mobilidade destacam importância da tecnologia e planejamento a favor dos cidadãos

23/09/2021 13:12:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Evento contou com a participação do prefeito Welberth Rezende

Tecnologia e Cidades Inteligentes, Smart Cities, Mobilidade e Planejamento Urbano, além de Transportes Urbanos e seus desafios foram os temas que marcaram o segundo dia do 1º Seminário de Mobilidade Urbana de Macaé, realizado nesta quarta-feira (22), no Auditório da Cidade Universitária. Especialistas nestas áreas apresentaram quatro importantes painéis, com conteúdo que oportunizaram ao público presente conhecer um pouco mais das ferramentas para cidades melhores, com foco na mobilidade urbana, a partir de planejamento e tecnologia. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, também participou do evento que continua nesta quinta-feira (23), com várias palestras, a partir das 13h.

“Essa gestão se preocupa muito com a mobilidade urbana. Estamos trabalhando e buscando todas possibilidades, e todas essas que foram colocadas, hoje, aqui, são para nós, importantíssimas. Entre elas, a questão de tratar os ciclistas e os pedestres, e da Smart City, de transformar o trânsito através da tecnologia. O movimento da bicicleta está crescendo a cada dia e em todas as cidades. Precisamos avançar na questão das ciclovias na cidade; existem alguns trechos que precisamos ligar, principalmente da Praia do Pecado até o extremo Sul da cidade. Temos avanços que vamos fazer na parte da Aroeira e algumas mudanças no Centro e para a área Norte. Não só nas pistas da área central, mas também viabilizar algumas pistas também na área rural para que esse movimento aumente cada vez mais e também com eventos'', destacou Welberth Rezende.


O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, abriu a série de palestras, lembrando o objetivo principal do seminário. “Oportunizar a vocês, interessados no tema mobilidade urbana, para que possam usufruir do conhecimento colocado aqui, para fazer uma cidade melhor e um mundo melhor para todos”.

O primeiro painel foi com doutor em Políticas Públicas, Alexandre Gurgel, que falou sobre Programas e Projetos: Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana.

“Uma cidade inteligente precisa ter no centro como cliente principal o ser humano. Não adianta falar em cidade inteligente se não estiver a serviço do cidadão. Essa é a melhor definição para mim de cidade inteligente. O objetivo é aplicar essas tecnologias para garantir qualidade de vida, condições de mobilidade, por exemplo, que é um dos eixos mais importantes da qualidade de vida”, pontuou Gurgel.

A música de Lulu Santos, “Como uma onda”, marcou o início do painel apresentado pelo CEO da empresa TECNO-IT, Ibrahim Mathias Boufleur: “Nada do que foi será/De novo do jeito que já foi um dia/Tudo que se vê não é/Igual ao que a gente viu há um segundo”.

“Isso é o mundo hoje. O mundo muda a cada segundo, numa velocidade frenética, em que a transformação é tão grande que a gente não dá conta de acompanhar. A tecnologia tem feito isso. A humanidade está crescendo a passos largos. Nunca se evoluiu tanto e tão rápido. Para que serve esse tanto de tecnologia na cidade? É para promover a qualidade de vida da população”, explicou Boufleur, ao apresentar exemplos de cidades pelo mundo que usam a tecnologia a favor da melhoria da vida dos cidadãos.

Já a palestra do Doutor em Urbanismo e Conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro - AGETRANSP), Vicente Passos, abordou o tema Mobilidade Urbana e o Planejamento Urbano.

“A presença física do automóvel ficou muito grande e, a gente, parece que não consegue conceber a vida sem ele; conceber o exercício das nossas necessidades sem o automóvel. Isso não tem futuro, essa equação tem que mudar. Não há espaço físico, não há condição de abrigar todas as nossas demandas cada vez mais complexas nos deslocamentos que as cidades impõem. Mobilidade é fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível no território urbano”, pontuou, Vicente Passos, acrescentando que a pirâmide deve ser invertida, com o pedestre e ciclista no topo, para uma cidade mais inclusiva.

Transporte

O coordenador de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Luiz Moreira, falou sobre os desafios diários do setor, os atendimentos do Cartão Macaé e a evolução do número de ônibus coletivos urbanos para os cidadãos do município, de janeiro a setembro.

“Verificamos, neste terceiro trimestre, um considerável aumento no número de atendimentos de desbloqueio do Cartão, perda e extravio, 1ª e 2ª via e informações aos usuários. Só no mês de agosto registramos 780 solicitações de primeira via do Cartão Macaé. A média era de 300 a 350 por mês. Estamos readequando o transporte público para a retomada da economia que estamos vendo. Já conseguimos colocar, essa semana, 200 ônibus circulando para atender os usuários. Também estamos fazendo readequações linhas. Vamos conseguir avançar mais. Sabemos da responsabilidade que assumimos e toda a equipe está empenhada. Transporte público é direito de todos e nossa obrigação”, finalizou Luiz Moreira.

Quinta-feira, dia 23

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

12:00 - Credenciamento

13:00 – Palestra: Impactos e consequências do Trânsito no Sistema de Saúde – Secretário Adjunto de Atenção Básica – Dr. Luiz Carlos

14:00 - Palestra - Segurança viária e as ações voltadas para redução de acidente – Fabiano Rosa Lima (Coordenador de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé)

14:35 – Palestra: Mobilidade Urbana Sustentável – Gabriela Certório (Analista Ambiental)

15:25 - Coffee Break

15:45 - Palestra: Mudança de Comportamento na Sociedade – Francisco Granado - Coordenador de Educação e Conscientização da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro

16:45 - Palestra: Educação para a vida – Leandro Aracati (Coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé)

17:15 – Encerramento

17:30 – Entrega de certificado.


Fotos Relacionadas