Palestra aborda ideais de felicidade expostos na contemporaneidade

01/06/2021 13:20:00 - Jornalista: Janira Braga

'Formas do mal-estar no contemporâneo e saídas possíveis' será tema abordado por Cristine Mattar

A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), vinculada à Secretaria de Educação, promove nesta terça-feira (1º), às 18h30, no Google Meet e no canal da Prefeitura de Macaé no YouTube a palestra "Formas do mal-estar no contemporâneo e saídas possíveis".

Quem ministra o assunto é a psicóloga clínica Cristine Monteiro Mattar, professora de psicologia da UFF, pós doutora em filosofia pela Universidade de Évora.

De acordo com a psicóloga, a abordagem da palestra inclui o relato de que muitas pessoas não se sentem bem consigo mesmas, que a vida não está do jeito que gostariam. "Muitas pessoas se comparam com modelos de vidas bem sucedidas ou que são vendidas como vidas felizes, com ideais de felicidade, padrões corporais, de relacionamento, familiares, sexuais. E aí muitos sentem que falharam, então as formas de mal-estar aparecem principalmente na forma da depressão", pontuou.

Cristine comentou que a depressão é manifestada na interrupção das ocupações cotidianas, da movimentação desenfreada da vida, e aparece, segundo autores, como fadiga ou cansaço de ser si mesmo e ter que se tornar um "eu idealizado e bem sucedido, que nunca que está pronto". "Vamos falar deste mal-estar trazido pelas imposições de não poder falhar, adoecer, envelhecer e como encontramos algumas possibilidades de saída pela reflexão e de um filosofar que significa repousar em si mesmo", citou.

Para a psicóloga, a comparação da vida de uma pessoa com os ideais que são solicitações, demandas e exigências feitas de maneira pública não leva em conta as diferenças individuais, as decisões próprias. "As saídas são a reflexão, a apropriação do seu projeto existencial, a assunção das rédeas dos seus modos de correspondência e aquilo que apela para cada um de nós no mundo contemporâneo", definiu.