Parceria entre Meio Ambiente e Nupem celebra Dia Mundial dos Oceanos

07/07/2021 10:51:00 - Jornalista: Assessoria Nupem

Foto: Bruno Campos

A ideia é que outros locais também recebam as mensagens de conscientização ambiental

O Dia Mundial dos Oceanos e a Semana do Meio Ambiente estão segue sendo celebrados com uma criativa atividade de sensibilização ambiental. Alunos, professores do NUPEM/UFRJ e profissionais da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade realizaram pinturas de animais marinhos com a frase "O oceano começa aqui" em bueiros da orla da Praia Campista. A mensagem enfatiza que tudo que jogamos no chão vai para os bueiros, e consequentemente, para o oceano.

A atividade, que começou em 28 de junho, faz parte do projeto de extensão universitária "Dia Mundial dos Oceanos: O Mar Invadiu o NUPEM" (DMO) e está sendo realizada em uma parceria entre o Nupem e a Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Ambiente e Sustentabilidade e de Infraestrutura.

A ação se expandirá para outros bairros, em localidades próximas às escolas de Macaé, incentivando a participação da comunidade escolar nas ações. A campanha vem sendo realizada mundialmente para alertar as pessoas sobre o impacto das nossas atitudes sobre o ambiente marinho e chamou a atenção de vários pedestres e comerciantes locais, que interagiram positivamente com a equipe, e acharam a iniciativa essencial para reflexão e reforçar a consciência da população em relação ao descarte adequado do lixo.

O tema poluição marinha tornou-se foco de preocupação global, e esforços de conservação e sustentabilidade dos oceanos fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da conservação e sustentabilidade dos oceanos (ODS- Brasil – 2021). Além disso, a ONU decretou o período de 2021 a 2030 como a Década dos Oceanos que visa conscientizar a população global sobre a importância dos mares e mobilizar a sociedade civil, os atores públicos e privados em ações que favoreçam a conservação dessas águas.


Fotos Relacionadas