Parque Atalaia comemora 5,7 mil visitas em 2019

27/12/2019 09:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Parque possui riqueza de flora e de fauna, com Mata Atlântica preservada

Um total de 5.732 pessoas foi ao Parque Atalaia em 2019. O número está registrado no livro de assinaturas (visitação) do local. Visitantes, turistas, moradores de Macaé e pesquisadores marcaram presença neste bosque localizado a 27 quilômetros do Centro da cidade. Grupos de escoteiros, universidades e escolas particulares, municipais e estaduais também curtiram o espaço.

De fato, compareceram ao local, durante este ano, diversas Organizações Não Governamentais, bem como a Associação das Mães Orgânicas, secretarias públicas municipais como a de Saúde, além de igrejas católicas, evangélicas e o Lar São Francisco de Assis.

Segundo o coordenador do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra, no bosque ainda houve adeptos da milenar prática de yoga fazendo alongamento, trabalho respiratório e relaxamento. "Estudiosos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estiveram lá fazendo pesquisas. Ciclistas utilizaram o parque como ponto de chegada do segundo Passeio Ecológico da Lagoa ao Parque Atalaia. Isso mostra a diversidade do Atalaia, seja para estudo ou lazer", explica ele.

Mais foi a presença dos indígenas no Parque Atalaia que deu um 'up' na questão da educação ambiental, da preservação do meio ambiente e da valorização da vida. "Realizamos trabalho, ao longo de 2019, de conscientização de quesitos ambientais como, por exemplo, a grande importância da Mata Atlântica. Tudo isso em parceria com o polo universitário da UFRJ. A Guarda Ambiental da Secretaria de Ordem Pública também nos apoiou significativamente", finaliza Bezerra.

O Parque Atalaia possui riqueza de flora e de fauna, com Mata Atlântica preservada, devidamente protegida, ocupando 235 hectares. Quem se interessar em conhecer o Parque é só comparecer entre 9h e 16h, de quarta-feira a sábado. O espaço fica na estrada Macaé – Glicério, antes do distrito de Córrego do Ouro, seguindo sinalização. Para grupos acima de 15 pessoas, é necessário agendar pelo e-mail agendamento.atalaia@gmail.com.


Fotos Relacionadas