Pesquisa de satisfação acontece nesta quinta na Escola Jofrre Frossard

03/09/2015 10:02:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Merendeiras sempre participam de cursos de manuseio de alimentos

Cerca de cem alunos da Escola Municipal Joffre Frossard (Centro) participam nesta quinta-feira (3) da pesquisa de satisfação da merenda escolar. A avaliação, que vai acontece em dois turnos, tem como objetivo levantar dados quanto à aceitabilidade do cardápio oferecido na unidade.

O processo de avaliação será aplicado pela Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação. A aplicação do teste é mediante preenchimento de questionário individual, onde os alunos vão destacar se almoçam na unidade escolar, se apreciam a merenda e quais são os cardápios que mais gostam ou não. No levantamento, eles também têm a oportunidade de dar sugestões.

A avaliação já foi ministrada recentemente no Colégio Municipal Samuel Brust (Barra), unidade em que os nutricionistas contabilizaram a aceitação de 80% dos alunos das turmas de 6º ao 9º ano. Com base no material, se a equipe de Nutrição da rede municipal registrar que o percentual de aceitação é baixo, o cardápio poderá ser alterado conforme a pesquisa de opinião e a legislação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com secretário de Educação, Guto Garcia, além da pesquisa de satisfação, a rede municipal está planejando a realização de atividades de educação nutricional com foco para alimentação saudável. A previsão é que é a ação seja realizada no dia 22, na unidade municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Na oportunidade, dois representantes de cada turma serão escolhidos para serem multiplicadores de informações.

Merenda

O ensino municipal oferece diariamente 31.481 refeições diárias para os estudantes das 104 escolas municipais. Atualmente cerca de 200 estudantes da rede municipal que apresentam intolerância à lactose, glúten e diabetes recebem cardápio diferenciado.

O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Eja e Médio conta diariamente com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar. Em Macaé, a rede municipal atende a previsão legal que tornou obrigatória a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de gêneros da agricultura familiar. O ensino municipal está cada vez mais incentivando a Agricultura Familiar e também a aquisição do pescado.